sábado, 29 de abril de 2017

Santa Cruz vence Sport na Ilha e se aproxima da final do Nordestão

Do Folha de PE
Semifinal entre Sport e Santa Cruz na Ilha do RetiroFoto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Quem deu o primeiro passo em direção a vaga na grande final da Copa do Nordeste foi o Santa Cruz. Neste sábado (29), na Ilha do Retiro, os tricolores conseguiram fazer um jogo bastante tático e bateram o Leão pelo placar de 2x1. O primeiro gol do jogo foi marcado por Léo Costa. Os rubro-negros chegaram a igualar a partida ainda no primeiro tempo, com Diego Souza, de Pênalti. Mas na etapa final, Halef Pitbull deu números finais ao jogo.

Com o resultado, os tricolores podem até perder por 1x0, no jogo da volta, para se garantirem na decisão do Regional. O Sport precisa vencer, no Arruda, com pelo menos três gols de diferença - ou marcar mais de três vezes e dois diferença. A repetição do placar em favor do Leão leva a decisão para os pênaltis.

O jogo de xadrez tático entre Sport e Santa Cruz ficou bem claro em ambas as posturas durante o jogo. O Leão foi escalado com três volantes e três homens no campo ofensivo. Essa ideia possibilitou os avanços do time nas duas laterais de campo, e as principais jogadas ofensivas dos mandantes foram criadas pelo setor. Já Vinícius Eutrópio mandou para a Ilha do Retiro um Tricolor formado com três homens de criação no meio de campo. O povoamento se viu presente. Tanto é que no início da partida, os visitantes chegaram a ter maior posse de bola. Alem desses fatos, o que se viu na Ilha do Retiro foi um jogo pegado, com muitas faltas. Nenhum cartão, no entanto, foi mostrado na etapa inicial.

Este fato, no entanto, não interferiu na ofensividade das duas equipes. Ao todo, o Sport finalizou oito vezes, enquanto que o Santa Cruz levou perigo à meta adversária em cinco oportunidades. Uma delas, inclusive, foi necessária para a abertura do placar. Aos 32 minutos, o meia Léo Costa chegou de surpresa na área e cabeceou uma bola levantada por Thomás. Festa tricolor na Ilha do Retiro. A desvantagem fez o Leão tentar a todo custo o empate. Sete minutos depois, o tento foi anotado. Diego Souza foi derrubado na área por Thiago Costa. A arbitragem marcou o pênalti. Na cobrança, o próprio camisa 87 foi o responsável por igualar o marcador.

Assim como no início do segundo tempo, o Santa Cruz apostou seu jogo em ter maior posse de bola diante do Sport. E durante os 15 primeiros minutos, essa foi a tônica do jogo. O Leão, por outro lado, quando teve a bola, foi mais vertical. E também foi repetida a boa participação dos laterais rubro-negros na construção de jogadas ofensivas rubro-negras. 

A busca pelo gol motivou os técnicos a mexerem em seus respectivos setores ofensivos. Enquanto Ney Franco mandou a campo Lenis na vaga de Juninho, Eutrópio abdicou do meia Pereira para a entrada de André Luís. E este último foi o responsável pela jogada do gol tricolor. Aos 32 minutos, o recém-chegado atacante fez uma grande jogada individual, passou por três e deu passe para Halef Pitbull. E o centroavante não perdoou. 2x1. 

FICHA DE JOGO

SPORT
Magrão, S. Xavier, M. Ferraz, Durval e Mena; Fabrício, Ronaldo e Rithely; Diego Souza, André e Juninho (Lenis). Técnico: Ney Franco

SANTA CRUZ
Jacsson; Vítor, Anderson Salles, Bruno Silva e T. Costa; Elicarlos, David, Pereira (André Luís), Léo Costa e Thomás (Everton Santos); Halef Pitbull. Técnico: Vinícius Eutrópio

Local: Estádio da Ilha do Retiro, no Recife
Horário: às 18h30
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios e Daniel Vidal Pimentel (Ambos de SE)
Gols: Léo Costa (aos 32 do 1ºT); Diego Souza (aos 39 do 1ºT);Halef Pitbull (aos 32 do 2ºT)
Cartões amarelos: Lucas Silva, David, Pereira, Jacsson (Santa Cruz); Matheus Ferraz, Reinaldo Lenis (Sport)
Cartão vermelho: Reinaldo Lenis (Sport)
Público e renda: Não divulgados

Nenhum comentário:

Postar um comentário