sexta-feira, 28 de abril de 2017

Municípios tem uma nova chance para ampliar o “Mais médicos”



Os municípios brasileiros terão nova chance para participar ou ampliar o número de vagas do programa “Mais médicos”, segundo informou nesta quinta-feira (27) o ministro da saúde Ricardo Barros.

A partir de agora, disse ele, as prefeituras poderão contratar médicos cubanos, com recursos próprios, por meio de cooperação direta com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Essa contratação poderá ser feita tanto pelas cidades que já fazem parte do “Mais médicos” como também pelos municípios que ainda não aderiram ao programa.

“Acordamos que os municípios poderão contratar diretamente com o governo de Cuba, através da OPAS, médicos para atuarem no programa. É uma nova oportunidade que os municípios têm para ampliar o atendimento à população na atenção básica”, afirmou o ministro.

A resolução foi aprovada nesta quinta-feira (27) durante reunião da “Comissão Tripartite” que reúne representantes dos governos federal, estaduais e municipais.

Segundo ela, o município ficará responsável por pagar a bolsa-formação dos médicos, além de moradia e alimentação. Já o Ministério da Saúde ficará responsável pela elaboração da minuta que auxiliará o município a celebrar o convênio com a OPAS.

Também ficou acertado que, por meio de ofício, todos os municípios que participam do “Mais médicos” serão informados das regras de permanência dos profissionais cubanos em nosso país, que, segundo contrato com a OPAS, é de apenas três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário