quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Governo do Estado mobiliza 31 mil homens para fazer a segurança do Carnaval




A Secretaria de Defesa Social anunciou nesta terça-feira (21) que 31.213 homens das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros serão mobilizados para garantir a segurança dos pernambucanos durante o carnaval (24 de fevereiro a 5 de março).
Segundo o secretário Ângelo Fernandes Gioia, um decreto do governador Paulo Câmara torna obrigatório o cumprimento das escalas durante esse período e quem desobedecer será penalizado.
Os policiais irão trabalhar de forma integrada com as prefeituras da capital e do interior, garantindo a segurança em eventos como Galo da Madrugada, programação do Recife Antigo e Carnaval de Olinda, além de outras cinco cidades da RMR e 17 do Interior.
O decreto a que se refere o secretário foi publicado nesta terça-feira (22) no Diário Oficial do Estado. Ele torna obrigatório aos servidores das Polícias Militar, Civil, Científica e Corpo e Bombeiros, o cumprimento das jornadas para as quais foram escalados nesse período de 10 dias.
“Fizemos um planejamento com muito cuidado e dedicação, com uso de toda força policial especializada, duas plataformas elevadas, câmeras de vídeo-monitoramento, unidades avançadas nos focos de folia, uso de dois helicópteros, agentes de inteligência infiltrados entre os foliões e reforço da frota de veículos”, disse o secretário de Defesa Social.
Segundo ele, o efetivo deste ano será bem próximo ao de anos anteriores, se bem que, proporcionalmente, haverá mais policiamento porque cidades como São Lourenço da Mata, Carpina e Goiana cancelaram os festejos por falta de recursos.
Dos 31.213 policiais escalados para o Carnaval, 23.021 são dos quadros da PM, 4.692 da Polícia Civil, 2.892 do Corpo de Bombeiros, 443 da Polícia Científica, 118 da Corregedoria e 47 do Grupamento Tático Aéreo.
Para acompanhar em tempo real a Folia de Momo, estará em funcionamento, ininterruptamente, do dia 24 de fevereiro a 1º de março, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, no bairro de São José, o “Centro de Operações do Carnaval”.
Lá funcionarão de forma integrada à SDS diversos órgãos, a exemplo das Polícias Federal e Rodoviária Federal, DER, Prefeitura do Recife, Consórcio Grande Recife e Metrorec.
Para o “Galo da Madrugada”, o efetivo de segurança será composto de 4.254 profissionais (sendo 3.106 PMs), interligados a dois centros de comando, localizados no fórum Thomaz de Aquino e na Estação Central do Metrô do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário