domingo, 5 de outubro de 2014

Eleição já começou para brasileiros da Nova Zelândia


Christiane Dias, 52, abriu as eleições 2014, ao votar na embaixada brasileira em Wellington, na Nova Zelândia
Christiane Dias, 52, abriu as eleições, ao votar na embaixada brasileira em Wellington, na Nova Zelândia
Christiane Dias, de 52 anos, abriu as eleições 2014, ao votar na embaixada brasileira em Wellington, capital da Nova Zelândia. O país da Oceania, distante 12 mil km do Brasil, é o primeiro do mundo a iniciar o processo eleitoral brasileiro, por causa do fuso horário, 16 horas à frente de Brasília. Christiane mora há 7 anos na Nova Zelândia, quando se mudou para o país com o marido neozelandês.
Foi a primeira vez que ela votou no exterior, e, para ela, educação, saúde e segurança devem ser as prioridades do próximo presidente brasileiro. 'Espero que, por ter sido a primeira a votar, meu voto leve sorte ao Brasil.'
Sete horas antes da abertura das sessões eleitorais no Brasil, a votação brasileira na Nova Zelândia já terá sido encerrada para os 883 eleitores - número de brasileiros aptos a votar votar na embaixada.
A votação na embaixada começou às 8h de domingo, horário local (17h de sábado, horário de Brasília). Antes de Christiane, votaram os funcionários da embaixada.
'Espero que, por ter sido a primeira a votar, meu voto leve sorte ao Brasil', diz Christiane, a primeira a votar
Os brasileiros residentes no exterior só podem votar para presidente, mas, de resto, a eleição é igual - com urnas eletrônicas, mesários e lista de eleitores.
No dia 5 de outubro, 354.184 eleitores brasileiros que vivem fora do país em 168 cidades de 92 países poderão votar para eleger os novos presidente e vice-presidente da República, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As duas urnas eletrônicas usadas nas sessões 880 e 463 de Wellington chegaram de Brasília no último dia 26. (Da BBC Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário