domingo, 17 de agosto de 2014

Para Gaspari, missão de Marina é levar Aécio ao segundo turno

247 - O jornalista Elio Gaspari traçou um plano de voo para a candidata Marina Silva e torce para que ela voe alto, mas nem tanto. Segundo ele, o essencial é garantir a presença do senador Aécio Neves (PSDB-MG) no segundo turno da eleição presidencial.
No texto "O PR-AFA de Eduardo Campos acertou Dilma" ele afirma que a presidente Dilma Rousseff foi a principal vítima política da tragédia que vitimou o ex-governador pernambucano. "Para que Dilma saia incólume, qualquer ponto percentual que vá para Marina precisará sair do acervo de Aécio Neves, e essa hipótese é absurda. Dilma certamente perde quando fortalece-se a possibilidade de um segundo turno. Se Aécio Neves perde algo com a nova situação, é uma dúvida", diz ele.
Gaspari aponta inconsistências no discurso de Marina Silva. "Até agora, o programa de sua chapa foi ralo e confuso. Fala em "eixos programáticos", "brasileiros socialistas e sustentabilistas", "borda de desfavorecidos", "democracia de alta intensidade", em "ampliar a dimensão dos controles ex post frente à primazia dos controles ex ante". Propõe plebiscitos e "um novo Estado". Isso pode dar em qualquer coisa", afirma.
No entanto, ele aposta que o efeito de sua entrada na disputa presidencial, a despeito dessas supostas inconsistências, será benéfico. "A ideia de uma candidata a líder espiritual reconforta o eleitor desencantado com a polaridade PSDB-PT, com seus mensalões mineiro e federal. Para o primeiro turno isso é um bálsamo", afirma. "Para o segundo, uma aventura", conclui.
Ou seja: Marina tem uma missão nesta campanha eleitoral. Trata-se de levar Aécio ao segundo turno. Ganhar, jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário