quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Humberto na linha de frente

Líder do PT no Senado e um dos parlamentares mais próximos hoje da presidente Dilma, o pernambucano Humberto Costa foi para a linha de frente para minimizar os efeitos da denúncia da revista Veja, de que senadores eram informados sobre as perguntas que iriam responder na CPI da Petrobras e, consequentemente, treinados para a resposta.
“Não houve fraude no episódio. O que existe de fato é uma 'cortina de fumaça' sobre um caso semelhante a outros que ocorrem normalmente em CPIs”, disse ao blog, para acrescentar: “É absolutamente natural que haja troca de informações institucionais entre as assessorias da CPI e das lideranças dos partidos com a empresa. Isso acontece em qualquer CPI; isso acontece em qualquer comissão; é absolutamente normal e natural”.
Ressaltou que houve troca de informações “institucionais” entre assessores da CPI e da empresa o que, na opinião dele, não é ilegal. “O que seria um crime? Se alguém, de posse de um documento sigiloso, sob custódia da CPI, tivesse transmitido a qualquer um dos depoentes ou acusados o teor desse documento, ou o próprio documento, para que ele pudesse se defender. Mas isso não aconteceu”, afirmou.
Humberto lembrou a chamada CPI do Cachoeira, que ouviu o governador de Goiás, Marconi Perillo, suspeito de ter relações com o bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, principal foco das investigações.
Segundo Costa, na época, os líderes do PSDB, partido de Perillo, também combinaram as perguntas que seriam feitas ao governador, de modo a não constrangê-lo durante o depoimento.
“A oposição, na época, reuniu uma série de assessores jurídicos para combinar as perguntas que iriam ser feitas ao governador de Goiás na CPI e ainda veio pedir a nós, da base do governo, o que chamou de civilidade durante o depoimento. Isso é normal, até porque esta é uma casa política, não é uma delegacia de polícia. Somos senadores, estamos aqui para investigar, mas também para defender o governo que elegemos, que apoiamos e que representa o nosso partido”.(Do blog de magno martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário