quarta-feira, 21 de maio de 2014

Artigo de Opinião:Vai dar tudo certo


(Rica Perrone)
Caro amigo visitante, seja você do país que for, eu em nome de muitos – não de todos – quero te deixar mais calmo.
A mídia está passando com terrorismo a idéia de que o Brasil está em guerra contra a Copa. Não é verdade, é apenas uma matéria sensacionalista pra chamar sua atenção.
Você não está em risco, ninguém aqui te odeia por você vir nos visitar, ao contrário, recebemos como ninguém.
Pode chegar.
Tem uma dúzia de pessoas, como em todo lugar, que não sabe separar as coisas e que quer descontar em você, turista, o fato de não sabermos votar e de só nos darmos conta que vamos ter um filho no dia do parto, não no dia do sexo.
Não julgue o brasileiro por uma % insignificante e barulhenta. Nós estamos insatisfeitos com o governo, com nossos problemas há mais de 500 anos. Mas a Copa foi eleita a “vilã” das coisas e muito ignorante abraçou.
Saibam que investimos cerca de 25 bilhões na Copa, sendo 8 em estádios, uma boa parte disso como empréstimo e portanto será devolvido. O restante em coisas estruturais que, em tese, atingem a todos não apenas a quem vai jogar uma partida de futebol.
Pois bem, algumas pessoas gritam, pilhadas e desinformadas por terceiros de intenções duvidosas, que este gasto estaria prejudicando a condição social dos nossos brasileiros.
Tolos. Eles não procuraram pra saber que de 2010 pra cá, por exemplo, enquanto gastávamos 25 bilhões em Copa, gastamos 825 bilhões em saúde e educação.
Está ruim? É claro. Mas aqui ainda não notaram que o problema é o que fazem com os 825 e não a falta que vão fazer os 25 da Copa.
Eles acham que o problema é a falta de dinheiro, não a má utilização dele.
Compraram uma briga justa, pelo motivo errado, usando os meios mais absurdos. Perderam para eles mesmos quando tiveram a maioria ao seu lado, pois não conseguiram encontrar um pedido claro e um rumo.
As manifestações acabaram. Hoje tem uma turma de minoria violenta quebrando tudo pra chamar sua atenção e te causar medo. Tentando te dizer que sua Copa é culpada pelos problemas do país, isentando os nossos eleitores do que fazemos a cada 4 anos sem contestar o destino dos 825 bilhões, por exemplo.
Os 25 vão causar gritos de gol, e isso incomoda algumas pessoas que não suportam a idéia de se cobrar melhorias sendo feliz ao mesmo tempo.
Vem pra cá. Nós adoramos recebe-los e mostrar nosso futebol, nosso samba, nossas praias. Como vocês, como todos, mostramos o que temos de bom. Se você quiser saber o que tem de ruim, também temos, mas sabemos não ser culpa de vocês.
Temos problemas estruturais, mas se você não souber como resolver, pergunte. Em lugar nenhum do mundo você será tão bem tratado para encontrar uma resposta quanto aqui.
Nossa gente é complexada, cheia de defeitos, mas é uma gente muito boa. Não julgamos por raça, religião, nada disso. Tratamos todos iguais, com raras exceções que vocês também conhecem em seu país.
Idiotas tem em todo lugar. Não é uma exclusividade nossa. Aliás, pouca coisa que nos envergonhamos é exclusividade nossa. Mas para nós, parece ser.
Lamento muito pelos problemas que podemos ter ao recebe-los, mas tenho alguma convicção que vai dar tudo certo. Sempre deu.
Fazemos fora do prazo, mas fazemos. Aos trancos e barrancos, de forma pouco organizada, abrindo espaço para sermos roubados, mas no final, fazemos.
Venham tranquilos. O povo brasileiro não é contra a Copa, muito menos contra vocês. Uma minoria barulhenta que não sabe separar as coisas, sim. Mas estes, tenham certeza, serão sufocados pela gigantesca maioria que ou não concorda ou não acha justo prejudicar sua viagem por problemas nossos.
Mas por favor, caro turista. Não sinta pena de nós. Vivemos colhendo o que plantamos e não somos dignos de pena. Somos, talvez, dignos de uma perplexidade por não sermos a potência que deveríamos.
Mas pena, não. Jamais.
Sejam bem vindos. Nós adoramos futebol, receber amigos e sorrir pra eles. Não será diferente.
#VaiterCopa #umaGrandeCopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário