quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DILMA VENCERIA COM FOLGA ELEIÇÃO NO CEARÁ

PE247 - A presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita com folga no Ceará caso as eleições fossem realizadas imediatamente. A petista, segundo pesquisa do Instituto Vox Populi, teria 64% dos votos válidos contra 15% da segunda candidata, a ex-senadora Marina Silva, que filiou-se recentemente ao PSB e deve ser sagrada vice na chapa do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Campos, que registrou 2%, fica atrás do senador mineiro e presidenciável pelo PSDB, Aécio Neves, que obteve 6% da preferência do eleitorado cearense. Na disputa pelo governo do Estado, o senador peemedebista Eunício Oliveira, seria eleito com 42% dos votos válidos contra o deputado Mauro Filho (PROS), que aparece no segundo lugar com 14%.
Na pesquisa espontânea para a corrida presidencial, Dilma mantém a liderança junto ao eleitorado cearense, com 25% das intenções de voto. Apesar de afirmar que não será o candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , foi cotado por 11% dos eleitores. Já a mais nova integrante do PSB, Marina Silva figura com 3% , enquanto o senador Aécio Neves e o ex-governador de São Paulo, José Serra (ambos do PSDB) registram 1% cada. Eduardo Campos não foi mencionado na pesquisa espontânea. Outros 52% dos entrevistados apontaram que ainda não sabem em quem irão votar nas próximas eleições.
Considerado um estado estratégico tanto pelo PT como para o PSB, em função de ser um dos maiores colégios eleitorais da Região, o Ceará foi palco de uma das mais acirradas brigas políticas dos últimos tempos. Ali, tanto o governador Cid Gomes como seu irmão, o ex-ministro e atual secretário de Saúde, Ciro Gomes, romperam com o PSB por não concordarem com os planos de uma candidatura própria rumo ao Planalto por parte da legenda socialista. Defensores ferrenhos da permanência do PSB na base governista e no apoio à reeleição da presidente Dilma, os Ferreira Gomes deixaram o partido atirando paus e pedras contra a legenda e o presidente nacional do partido e presidenciável Eduardo Campos. Hoje, com os irmãos abrigados no PROS e contando com as bênçãos da presidente, Ciro é cotado para ser um dos coordenadores da campanha da petista no Nordeste.
Mas se os irmãos Gomes têm o que comemorar em nível nacional, a situação no campo da eleição para o Governo do Estado não é das mais confortáveis. Na disputa pelo Palácio da Abolição, o senador Eunício Oliveira (PMDB) seria eleito em todos os cenários traçados pela pesquisa. Com 42% da preferência do eleitorado, Eunício venceria com folga o deputado Mauro Filho (PROS) que aparece em segundo lugar, com 14%.
Em uma disputa contra  o atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PROS), o peemedebista também venceria com uma larga vantagem, 41% contra 16%.  Caso disputasse com a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, Eunício também seria o vencedor, com 38% contra 16%. Já contra Domingos Filho, vice do governador Cid Gomes, Eunício teria uma vantagem ainda mais elevada: 38% contra 7%.
A pesquisa realizada pelo Vox Populi ouviu 1,6 mil pessoas em todo o Estado do Ceará entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário