quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PEC TERÁ QUE BENEFICIAR SAÚDE, DEFENDE HUMBERTO

Às vésperas de receber a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 565/06, que institui o orçamento impositivo, o Senado Federal movimenta-se para alterar o texto que chegará da Câmara dos Deputados nos próximos dias. Em pronunciamento na tarde desta terça-feira (20), no plenário da Casa, o senador Humberto Costa (PT) criticou o sistema de emendas parlamentares existente no País, assim como a natureza da PEC aprovada pelos deputados federais.
“A emenda parlamentar deveria ser um instituto banido das nossas leis, banido da Constituição Federal”, afirmou o petista, para quem esse tipo de emenda favorece um ambiente nocivo de negociação entre os parlamentares e as três esferas do Poder Executivo. Para ele, o papel do Parlamento não é o de ficar indicando locais para realização de obras, mas o de fiscalizar as ações do Poder Executivo. “É o papel de legislar, é o papel de defender o seu Estado, o seu País e o seu povo”, disse.
De acordo com o petista, a PEC piora o atual quadro porque engessa ainda mais o orçamento da União, comprometendo as ações de governo. O senador adiantou que votará contra a proposta no Senado, mas que, se ela passar, apresentará de imediato uma emenda para que 50% dos recursos sejam destinados a investimentos na área de saúde.
“Se nós perguntássemos à sociedade se ela queria que esses recursos fossem destinados a emendas parlamentares ou ao atendimento de necessidades da população, como a área da saúde, eu tenho absoluta certeza e convicção de que a população não vacilaria em dizer que esses recursos deveriam ser destinados para a saúde ou para outra finalidade tão relevante quanto”, concluiu o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário