terça-feira, 20 de agosto de 2013

GOVERNO INÍCIA OBRAS DE NOVA CENIPA DO BONJI


“Esta será uma das mais importantes unidades da Funase, onde serão abertas 240 das 500 vagas que estamos providenciando nas quatro novas unidades em construção no Estado. Agora, é preciso entender que a solução não é só fazer mais unidades de abrigamento para crianças e jovens infratores. A solução é muito mais complexa, e envolve tratar e cuidar da exclusão, melhorando a escola, oferecendo uma rede de assistência aos dependentes químicos e tudo mais que dialoga com a questão. Porque ou o sistema funciona como um todo, ou fica enxugando gelo”. Foi com essas palavras que o governador Eduardo Campos assinou, nesta terça-feira (20/08), ordem de serviço para dar início aos trabalhos de construção do novo Centro de Internação Provisória (Cenip) da Funase, localizado na área externa do atual prédio, no bairro do Bongi.
Atualmente, o Estado possui 1,6 mil jovens no sistema de internato ou semi-internato. O governador explicou que a expectativa é chegar ao número de mil jovens nesta condição, uma vez que muito deles “são internados de forma desnecessária e até absurda, por falta de políticas alternativas”. “Muitas vezes, uma mãe para não ver seu filho morto por um traficante ou pela droga, pede a internação. E os municípios sem nenhuma equipe de acompanhamento da liberdade assistida são obrigado a fazê-lo. Sabemos que medidas assim não vão resolver o problema, e que podem até agravá-lo”, exemplificou Eduardo. “Já temos 600 vagas de internação em situação aceitável. Estamos, neste momento, gerando mais 500 vagas, porque o modelo indica que precisamos, no máximo, de algo em torno de mil crianças e jovens sob responsabilidade do Estado”, completou o governador.

Ainda para trabalhar a ressocialização em meio aberto, o Governo do Estado criou o Núcleo da Liberdade Assistida, em parceria com as prefeituras. Segundo o secretário estadual da Criança e da Juventude, Pedro Eurico, já aderiam ao grupo os municípios do Recife, Olinda, Camaragibe, Paulista, Igarrassu e Itapissuma. “Também estaremos ampliando as parcerias com o setor do empresariado. Criamos um grupo de trabalho para inserir jovens egressos da Funase no mercado de trabalho. Muitas instituições importantes estão sintonizadas com essa proposta”, informou o secretário.

ESTRUTURA - Para construir o novo Cenip, foram investidos R$ 26 milhões. A unidade deverá estar pronta em até oito meses e vai funcionar oferecendo medidas socioeducativas a adolescentes de 12 aos 18 anos que aguardam a sentença do juiz da Vara da Infância e da Juventude. Os jovens permanecem no local por, no máximo, 45 dias, período em que passam por julgamento e são liberados ou enviados a outras unidades. O Cenip será erguido em dois pavimentos, sendo a área térrea destinada às atividades educativas, culturais e profissionalizantes, além de comportar o refeitório e uma área de saúde e atendimento individual. Já o pavimento superior é destinado aos dormitórios e sala de monitores.
Ao todo, existem 21 unidades de internação para jovens menores de 18 anos. As quatro unidades que já estão com obras adiantas ficam situadas no municípios de Timbaúba, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão e Abreu e Lima. Outras duas unidades (Arcoverde e Jaboatão dos Guararapes) já estão com os terrenos definidos e devem recebem ordens de serviços em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário