sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ARTIGO DE OPINIÃO : "CONHECEIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ




A frase do título desse artigo foi dita por Jesus em época em que o povo judeu vivia sendo usado como massa de manobra pelos poderosos de Jerusalém. Fariseus e saduceus, partidos políticos-religiosos, criavam o monte de leis para o povo seguir e que eles mesmos não cumpriam. Ao povo era sonegada toda ou qualquer informação, pois só os escribas tinham acesso à “lei de Deus”. Foi aí que Jesus usou a expressão “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” e Ele libertou seus seguidores das várias superstições existentes naquele tempo. Muitas pessoas hoje, incluindo líderes religiosos, educadores, políticos e principalmente a mídia, têm atitudes de desprezo com a verdade. A mídia brasileira é, sem dúvida nenhuma, a que mais esconde a verdade, porque ela só noticia aquilo que é do seu interesse, nada que é prejudicial a si ou aos seus amigos será sempre escondido.
Se você se informa pela grande mídia (Rede Globo, Veja, Folha, Estadão etc) não ficará sabendo que a Globo sonegou R$ 615 milhões de reais de impostos pela compra dos direitos de transmissão da copa de 2002 e que vem sendo processada por isso pela Receita Federal. Não ficará sabendo que o PSDB montou um verdadeiro propinoduto nas licitações para construção do metrô da cidade de São Paulo, chegando a valores de R$ 577 milhões de reais, também não ficará sabendo que os governadores Geraldo Alkcmim e José Serra estão envolvidos nesse caso. A mídia lhe sonega a verdade e, portanto, você não conseguirá libertar-se desse tipo de políticos.
Quando a mídia ou qualquer pessoa que tem a obrigação de tratar as coisas com transparência expondo a verdade, doa a quem doer, e não o faz, ficamos realmente como se estivéssemos escravizados pela mentira. Graças à modernidade que trouxe consigo a Internet, a verdade começou a parecer e a mídia praticamente perdeu o controle da informação. Qualquer cidadão pode agora contrapor as “verdades” ditas pela grande mídia, os “blogs sujos”, (alcunha dada por José Serra durante a campanha para presidente, quando foi desmascarado pelos blogs no episódio da bolinha de papel). Estão aí para dá mais transparência as informações e foi graças a esses blogs que as notícias que a mídia esconde vieram à tona nas últimas semanas. Devemos ter uma fidelidade canina com a verdade, pois só ela pode elevar o caráter de um cidadão. Se fôssemos enumerar aqui as grandes mentiras da mídia, passaríamos o resto do ano escrevendo só sobre esse assunto.
Mas “para dizer que não falamos das flores”, podemos citar duas grandes mentiras da mídia. Eles criaram uma crise que não existem. Disseram que ia haver apagão, depois foi a volta da inflação com a história do tomate. A mentira maior de todas foi sem dúvida o “mensalão”. A mídia vendeu a ideia que ali estava envolvido dinheiro público contrariando uma auditoria que provou que não havia um centavo de dinheiros público, porque todo dinheiro do chamando “mensalão” vieram da Visanet, uma empresa privada. Mas foi vendida como sendo dinheiro do Banco do Brasil. O engraçado dessa história é que José Dirceu que foi acusado de chefe da quadrilha quanto José Genoino são os primeiros corruptos sem dinheiro do mundo. Você já viu alguma mansão desses senhores? Alguma conta milionária em seus nomes? Será que a mídia que tentou destruí-los não teria mostrado suas riquezas? Caso elas existissem? Pense nisso!
Ademais, depois que a verdade é descoberta, ninguém pode encarcerá-la, nem guardá-la só para si. Quem experimenta o sabor da verdade não mais permanece o mesmo, haverá em si toda uma transformação radical e libertadora. Busque sempre se informar, não acredite nessa velha mídia golpista, diversifique suas fontes de informação para não se tornar escravo da mentira. A nossa mídia se transformou em uma usina de mentiras aliada das classes dominantes que teimam em não aceitar que o Brasil mudou, e que mudou para melhor. Ela tornou-se cúmplice de todos os crimes praticados pela direita nesse país; ficou do lado dos militares durante a ditadura e hoje está do lado dos neoliberais que querem de todas as formas voltar ao poder para poderem terminar de depenar o patrimônio público através das privatizações cheias de corrupção como podemos ver no episódio do metrô de São Paulo. Para essa mídia podre e para os políticos que não pensam, deixo a celebre frase de um grande estadista o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo”.

Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado E Pós- graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário