A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) divulgou, hoje, os números do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do ano passado, que chegou a R$ 182,8 bilhões em valores correntes. O boletim da entidade mostra que o PIB cresceu 1,9% em 2018 em relação ao ano anterior. Em termos comparativos, a economia pernambucana apresentou um comportamento mais acelerado do que a economia brasileira no ano, já que o crescimento brasileiro foi de apenas 1,1%. A agropecuária, a indústria e os serviços são os setores econômicos que, segundo a entidade, motivaram o resultado anual. Respectivamente, os três segmentos apresentaram crescimento de 5,3, 2,0 e 1,7%.
Já na comparação do quarto trimestre de 2018 com igual período de 2017, o indicador que mede a economia pernambucana apresentou uma elevação real de 0,2%. Esse desempenho decorreu do comportamento, no trimestre, dos três grandes setores econômicos: Agropecuária (4,9%), Indústria (-3,9%) e Serviços (1,4%). Em valores correntes, o PIB do quarto trimestre de 2018 alcançou R$ 50,7 bilhões.
Segundo a presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, o fechamento do ano de 2018 foi bastante positivo para a economia pernambucana. “Com os dados do 4º trimestre, nós atingimos no ano o resultado de crescimento de 1,9%, quase o dobro do crescimento do Brasil em 2018. Pelos números iniciais de janeiro, a expectativa é de que continue o processo de retomada do crescimento da economia pernambucana, inclusive em um ritmo mais intenso do que ocorreu em 2017 e 2018”, comentou a presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário