PALMARES – No encerramento da quarta rodada do Pernambuco em Ação, realizado em Palmares, neste sábado (13.05), o governador Paulo Câmara anunciou um conjunto de ações que vai contribuir para o desenvolvimento social e econômico da Zona da Mata Sul. Ao todo, serão destinados R$ 108,5 milhões para intervenções nas áreas de educação, saúde, segurança, agricultura, infraestrutura viária e urbana, saneamento e abastecimento hídrico. Durante o ato, o chefe do Executivo estadual defendeu a importância da realização do Seminário, “que promove um debate pensando o futuro que os pernambucanos esperam”.
“O povo da Zona da Mata sofreu muito com as enchentes em 2010/2011, mas nós reforçamos a segurança nas barragens e garantimos que tragédias como essas não aconteçam mais. Então, agora vai ficar tudo mais fácil para que a gente consiga atrair os investimentos necessários, as indústrias, gerar empregos e promover o desenvolvimento para a região. E a preparação desse desenvolvimento nós já estamos fazendo, com a construção de estradas, das unidades públicas de saúde, de sistemas de abastecimento e, principalmente, investindo na qualificação do ensino dos nossos jovens”, ressaltou Paulo.
O conjunto de intervenções anunciado contempla ordem de serviço para as obras da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário do município de Escada; implantação do Sistema Adutor Barra do Boi, em Quipapá; além da criação da Companhia Independente da Polícia Militar, em Tamandaré; construção do Complexo de Polícia Científica de Palmares; repasse de R$ 2,1 milhões através do FEM; inauguração de estradas como a PE-99 e PE-63, entre outros.
Para o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Marcio Stefanni, a equipe do Governo deixa a região satisfeita por saber que o Seminário contribuiu muito para o debate com a sociedade civil. “Nosso objetivo é ir a todas as regiões e promover exatamente essa troca de informações com a população. Prestamos contas do que já realizamos, anunciamos novas ações, mas, por outro lado, recebemos as sugestões e críticas daqueles que querem nos ajudar a construir um Estado melhor para todos os pernambucanos”, frisou.
No Seminário também foram anunciada a retomada das obras das UPAEs de Palmares e Escada; a reforma dos abatedouros de Catende e Quipapá; distribuição dos Programas de Aquisição de Alimentos e Leite; inauguração da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) dos Palmares Dom Acácio Alves Rodrigues; inauguração de quatro quadras poliesportivas cobertas nos municípios de Catende, Barreiros, Sirinhaém e Quipapá; e a entrega da nova sede da Escola Municipal Padre Francisco I, localizada no município de Água Preta.
O Prefeito de Palmares, Altair Junior, falou sobre sua satisfação em receber o Pernambuco em Ação. “O governador mostra que tem coragem para enfrentar os desafios, está ouvindo e se fazendo próximo da população. E esse programa é muito importante porque está, de fato, chegando a todas as regiões. E nós, da Mata Sul, estamos muito felizes em receber todas essas obras”, afirmou.
Morador de Palmares, o professor Gustavo Egito também elogiou a iniciativa. “A gente tem muito a agradecer por tudo que o Governo, tanto com Eduardo (Campos) e, agora, com Paulo (Câmara), tem feito para nos ajudar a superar as tragédias das enchentes. Os transtornos causados ainda afetam o nosso dia a dia. E poder presenciar esse pacote de obras anunciadas hoje, significa uma nova esperança para todos nós”, disse.
Participaram do evento também o vice-governador Raul Henry, secretários de Estado, prefeitos da região, além dos deputados federais Fernando Monteiro, Danilo Cabral, João Fenando Coutinho e André de Paula. Estiveram presentes ainda os deputados estaduais Isaltino Nascimento (Líder do Governo na Assembleia Legislativa), Guilherme Uchoa, Joaquim Lira, Clodoaldo Magalhães, Aluísio Lessa, Eriberto Medeiros, Henrique Queiroz, Lucas Ramos, Ricardo Costa, Dr. Valdi e Rodrigo Novaes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário