terça-feira, 6 de setembro de 2016

O ministro exaltado.

Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
No fundo de um auditório, um grupo de estudantes inicia o coro de "golpista". O alvo do protesto se exalta e responde com gritos e gestos ofensivos. Parte do público dá as costas ao palco e aplaude os manifestantes. O político ameaça avançar na direção deles, mas é contido por assessores e abandona o evento.
Aconteceu na sexta passada, num festival de cinema em Petrópolis. Os militantes que iniciaram a provocação eram da juventude do PC do B. A autoridade que reagiu com o fígado era o ministro da Cultura, Marcelo Calero. A cena foi filmada com celulares e viralizou nas redes sociais.
Segundo participantes do protesto, Calero gritou, com ironia, que era "golpista sim, com muito orgulho". A assessoria do ministro diz que ele berrou "golpistas são vocês". Concedendo-se o benefício da dúvida a Calero, o que sobra é uma autoridade incapaz de manter o controle diante de uma manifestação de estudantes.
Em nota, o MinC disse que o ministro foi vítima de ação "agressiva e intimidatória". "O público presente ficou estarrecidos [sic] com as manifestações de intolerância", afirmou, apesar de as imagens indicarem outra coisa. O texto não cita nem pede desculpas pelo destempero do ministro.
Recém-saído do anonimato, Calero deve o cargo a uma sucessão de acasos. Após extinguir o Ministério da Cultura, o novo governo recuou e tentou entregar a pasta uma mulher. A imprensa registrou ao menos seis recusas, inclusive de uma cantora de axé, até o diplomata ser nomeado.
O início de sua gestão foi marcado por protestos e trapalhadas. Numa delas, o ministro exonerou a diretora da Cinemateca Brasileira alegando combater o "aparelhamento político". Voltou atrás dias depois, ao perceber que demitira uma servidora respeitada e com 30 anos de casa.
Uma semana antes de ser hostilizado em Petrópolis, Calero foi vaiado no Festival de Gramado. É recomendável que ele se acalme logo. Vêm aí, no mês que vem, o Festival do Rio e a Mostra Internacional de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário