domingo, 21 de setembro de 2014

Para agradar agronegócio, Marina muda programa de governo "de novo"




Beto Albuquerque: PSB pode fazer ‘agrados’ ao agronegócio modificando metas - Marcos Alves / O Globo
 
De O Globo - Julianna Granjeia
 
O candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva, Beto Albuquerque (PSB), sinalizou neste sábado alterações no plano de governo do partido para o agronegócio para minimizar tensões entre a candidata e o setor. Na quarta-feira, Beto se encontrou com o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, um dos principais líderes da área do país. Rodrigues demonstrou preocupação com dois pontos colocados no programa socialista: a meta de desmatamento zero e o índice de produtividade de propriedades rurais, que é utilizado em casos de desapropriações.
Em discurso para alguns dos principais líderes e empresários do agronegócio no 3º Fórum Nacional de Agronegócios, em Campinas (SP), neste sábado, Beto falou em meritocracia no índice de produtividade e foi aplaudido pela plateia.
— Vamos criar um programa para premiar a meritocracia sobre a produtividade. Quem não tiver produtividade será desapropriado pelo mercado e não pelo governo — afirmou Beto.
O candidato a vice explicou que se os agricultores que melhorarem seus índices de produtividade sem expandir sua área territorial seriam premiados com mais financiamentos e mais recursos do governo. O programa de governo da candidatura não faz menção a essas medidas, diz apenas em "atualizar os índices de produtividade".
— O índice de produtividade que pune faz parte do passado, veio do regime militar. Você tem de conhecer a produtividade para premiar e não para punir. Não é pauta a revisão (do índice), mas precisamos ter um instrumento para premiar o agricultor que aumente a área sem expandir. Hoje você adquire áreas sem a necessidade de litígio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário