domingo, 27 de outubro de 2013

Setenta médicos cubanos chegam a pernambuco

Do Diário de Pernambuco
Com informações de Julio Calvani
Trabalho dos profissionais de medicina em Pernambuco começa no dia 4 de novembro (Julio Cavani/DP/D.A Press)

Julio Calvani DP-D.A Press
Setenta médicos cubanos chegaram na tarde deste domingo (27) ao Recife. Eles vão passar sete dias na capital fazendo um curso de aperfeiçoamento sobre o sistema de saúde brasileiro e depois serão distribuídos em 151 cidades brasileiras. Eles vieram num avião da Força Aérea e desceram na base aérea do Aeroporto dos Guararapes, sendo recepcionados pelo senador Humberto Costa (PT) e pelo deputado federal Pedro Eugênio (PT), o que mostra que o programa está sendo visto como uma das principais vitrines do PT.

Amanhã (28), 81 médicos espanhóis e portugueses também estão chegando em terras pernambucanas para passar pelos mesmos procedimentos.

Os profissionais de saúde vão atuar nos municípios como clínicos gerais.

Os médicos que chegaram este fim de semana a Pernambuco foram avaliados por três semanas por universidades federais. Todos testaram seus conhecimentos em Língua Portuguesa e nos protocolos de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Em todo o País, vão desembarcar até a próxima terça-feira (29), 2.167 médicos, que se juntam aos 1.499 que já estão atuando em regiões carentes do País.

A partir do próximo dia 4 de novembro, os novos médicos começam a trabalhar. Antes de irem às cidades onde atenderão à população, os profissionais irão estudar por uma semana os problemas de Saúde mais comuns de cada região e irão conhecer a rede de Saúde de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário