sábado, 17 de novembro de 2012

LULA RETOMA SUA AGENDA ECONÔMICA INTERNACIONAL



 
O ex-presidente Lula retoma com a viagem, hoje,  à África e à Ásia o plano desenhado por ele para a fase pós-mandato. O tratamento do câncer na laringe o fez adiar o projeto. Na agenda oficial, o destaque maior é para um périplo por África do Sul, Moçambique, Etiópia e Índia para debater as injustiças sociais e, principalmente, a fome. É isso também. A atividade de Lula é, sobretudo, de diplomacia comercial.
Desde o ano passado, o ex-presidente estava comprometido com demandas de grandes empresas brasileiras com negócios mundo afora. As viagens estavam nos planos de Lula como um esforço de ajudar a internacionalização das empresas brasileiras.
No ano passado, o encontro com o presidente Armando Emílio Guebuza, de Moçambique, serviria para pedir agilidade na liberação de recursos para a construção da Usina Hidrelétrica de Mphanda Nkuwa, localizada no Rio Zambeze, na província de Tete. A obra permitirá a exportação de energia daquele país para a África do Sul.

COMPROMETIMENTO COM EMPRESAS

Empenhado em ajudar o continente por meio de seu instituto, Lula
considera a obra fundamental para o desenvolvimento da região já que 80% da produção atenderia o país vizinho a Moçambique que sofre com a falta de infraestrutura. A obra está orçada em quase US$ 2 bilhões e o consórcio vencedor da concessão é liderado pelo Grupo Camargo Corrêa.
Este é apenas um exemplo do quanto as empresas, no Brasil, contam com a influência de Lula para ampliar a presença delas no mercado global.
(Coluna Poder Econômico - Jorge Félix)

Nenhum comentário:

Postar um comentário