domingo, 11 de novembro de 2012

EMPRESA CRIA A PRIMEIRA CERVEJA DE CANA DE AÇÚCAR DO MUNDO


As duas bebidas alcoólicas mais populares no Brasil, a cerveja e a cachaça, têm agora um elo mais forte. Neste sábado, a Wäls começa a produzir a primeira cerveja do mundo feita de cana-de-açúcar. A invenção está sendo feita junto com o mestre cervejeiro da The Brooklyn Brewery Garrett Oliver, que também é editor-chefe do The Oxford Companion to Beer. O especialista americano está hoje na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, para acompanhar o processo de confecção da novidade.
Para produzir dois mil litros do lote inicial, serão usados cerca de 700 quilos de cana proveniente de uma parceria com a Vale Verde, uma das principais fabricantes de aguardente do país. Na receita, o caldo do ingrediente se juntará aos maltes especiais, lúpulo e levedura para criar uma bebida do estilo Saison (do interior da Bélgica).
Esse tipo possui aromas frutados, leve acidez, alta carbonatação e teor alcoólico de 6% a 8%. Não por acaso, o nome da novidade será Saison de Caipira. O investimento da Wäls foi de 80 mil reais e o produto tem previsão de chegar ao mercado consumidor brasileiro em dezembro deste ano.
Cada garrafa terá 375 mililitros e o preço será em torno de 15 reais. Os estados que poderão experimentar a cerveja de cana em primeira mão são Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Goiás, apenas na cidade de Goiânia. Mas a chance de degustá-la não será exclusividade de quem mora no país. Os sócios da Wäls José Felipe e Tiago Carneiro já anunciaram que pretendem exportar o rótulo para os Estados Unidos.
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário