sábado, 10 de novembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO: UM JULGAMENTO DE EXCEÇÃO


UM JULGAMENTO DE EXCEÇÃO

Não há outra palavra para denominar esse julgamento “a Ação Penal-470”, ou como a mídia gosta de chamar julgamento do “mensalão”. A Suprema Corte do país que tem obrigação de ser a guardiã da nossa Constituição fez o contrário usurpando todos dos direitos constitucionais dos réus nesse julgamento. Um desses direitos foi, sem dúvida, nenhuma a presunção de inocência, que foi simplesmente ignorada pelo STF. No Estado democrático de Direito que tem o ônus da prova é quem acusa, no caso, a Procuradoria Geral da República, e essa nunca conseguiu provar a existência do chamado “mensalão”. Mas, com a pressão da mídia golpista o STF, acatou os argumentos do procurador e do relator Joaquim Barbosa que de uma hora para outra virou herói dessa imprensa.
O STF se tornou uma instância de julgamento político. Extrapolou os autos para atender os clamores da imprensa conservadora e golpista e, assim, acabou condenando réus sem prova, como foi o caso do ex-ministro José Dirceu. Esse homem está pagando não pelo crime do chamado mensalão, mas por ter ousado juntamente com o presidente Lula em mudar o Brasil para melhor. José Dirceu representa uma geração que lutou para redemocratização desse país. Foi perseguido e preso pela ditadura, mas nunca abandou seus ideais de ver um Brasil mais justo e igual. Com a vitória de Lula em 2002, ele se tornou o homem forte do governo e passou a implantar as mudanças desejadas em nosso país. A direita reacionária nunca perdoou em ver um antigo combatente da ditadura juntamente com um operário sem diploma universitário comando o Brasil.
Passaram sistematicamente a fazer uma perseguição implacável contra um governo trabalhista. Até que em 2005, eles encontraram uma chance para desestabilizar o governo com o chamado “mensalão”. Mas apesar disso o povo deu troco nas urnas reelegendo o presidente Lula para seu segundo mandato. Depois para o desespero dessa direita novamente o povo deixa de lado os chamados formadores de opinião da mídia e elege a presidente Dilma para suceder Lula. Vendo que não conseguiria vencer o presidente nas urnas, a direita juntamente com imprensa apelam para o judiciário na esperança que lá acabariam com o PT e com presidente Lula. Novamente, o povo diz não a essa gente conservadora e reacionária, votam maciçamente no PT, que sai das eleições de 2012 como o partido mais votado do Brasil.
O STF, com seu julgamento de exceção, tornou-se a única esperança das elites para derrotar as forças progressistas desse país. É na maior corte do Brasil que eles estão entrincheirados, acuados diante da opinião do povo que vive cada dia melhor com as mudanças implantadas pelo maior presidente da história do Brasil. Todavia não pense você, caro leitor, que eles vão se conformar; usarão de todos os tipos de expedientes para ver o presidente Lula impedido de concorrer a qualquer eleição. Estão tentando envolver Lula no caso do “mensalão” para assim dar um golpe à moda do Paraguai, o chamado golpe “legal”. Portanto, é hora dos homens e mulheres de bem desse país estarem preparados para saírem às ruas protestando contra esse golpe judicializado contra as forças de esquerda. José Dirceu já fez sua parte juntamente com Miguel Arraes, Brizola, João Goulart, Carlos Lamarca, Marighela, e tantos outros heróis anônimos desse país que deram suas vidas para termos um Brasil menos desigual e mais justo com seu povo. Cabe a nós não deixar que a luta desses homens e mulheres tenha sido em vão. É hora de fazermos nossa parte, lutar pela democracia e pelo Estado Democrático de Direito, e acima de tudo lutar para que o Brasil não caia nas mãos dos entreguistas da nação e dos falsos moralista de direita.
Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário