domingo, 21 de outubro de 2012

NO AGUARDO DO 13 º

Com a chegada do fim do ano os brasileiros já se animam. O motivo? A chegada do décimo terceiro salário. O pagamento do benefício vai injetar na economia R$ 140 bilhões, 3,3% do PIB. Esse dinheiro é pago a quem está no mercado formal ou é aposentado. Quem está no mercado informal, infelizmente, não tem a garantia do benefício.
A primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro. A segunda fatia deve cair na conta do trabalhador até 20 de dezembro. E, este ano, a chegada do salário extra deve ter um gostinho especial. Durante o ano de 2012 houve um aumento grande da inadimplência. No acumulado de janeiro a setembro, a inadimplência no País acumula alta de 5,4%, no comparativo ao mesmo período de 2011, segundo dados da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O décimo terceiro salário deve ajudar a melhorar este índice.
Até porque, boa parte das dívidas estão nos cartões de crédito, cujos juros, apesar de estarem em queda, ainda são bem altos. Para se ter uma ideia, pelo último relatório da Associação nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa do rotativo do cartão de crédito caiu de 10,69% em agosto, parta 10,41% em setembro. Pois é, se o dinheiro é extra, o melhor mesmo é pagar as dívidas e dar adeus aos juros.

Da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário