segunda-feira, 17 de setembro de 2012

EX-FUNCIONÁRIAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SÃO PRESAS ACUSADAS DE DESVIOS DE MERENDA ESCOLAR

Duas ex-funcionárias públicas de Pernambuco acusadas de desviar aproximadamente R$ 2,6 milhões em merenda escolar da rede estadual de Pernambuco foram presas no Recife. A fraude foi descoberta em 1995, mas as prisões só foram feitas nessa sexta-feira (14), em Casa Amarela, na Zona Norte, pela Delegacia de Capturas.

As investigações policiais apontaram que Nadiege Cristina Sobral, 55 anos, e Zélia Maria Justino Barros, também 55, ambas da Diretoria-Executiva de Apoio ao Aluno, da Secretaria de Educação, desviavam os produtos na hora de repassar para as escolas. Segundo a polícia, os alimentos eram revendidos. As duas foram condenadas a oito anos e cinco meses em regime fechado e estão na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, no Grande Recife.
Apesar de só as duas funcionárias públicas terem sido presas, cinco pessoas foram acusadas. Cristina Carneiro dos Santos não foi presa porque já faleceu. Dois homens que faziam o transporte da merenda escolar também foram acusados, mas recorreram da condenação a quatro anos de prisão e conseguiram decisão favorável. Os dois seriam responsáveis pelo aluguel de um galpão em Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, para armazenar os alimentos.
A fraude foi descoberta em julho de 1995, após uma auditoria constatar que estavam faltando alimentos pedidos. Em agosto de 1996, foi feita a denúncia contra o grupo e, somente em julho de 2008, saiu a sentença sobre o caso. A prisão das duas mulheres foi decretada em julho deste ano.
As investigações, feitas quando o caso foi descoberto, apontaram que as presas adulteravam o preço, a quantidade e o peso dos produtos em documentos para solicitá-los. Elas deveriam preencher quatro vias, mas preenchiam apenas três corretamente e executavam a fraude na quarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário