sábado, 31 de março de 2018

Bolsonaro perde para Lula 1º e 2º confrontos de 2018



Do Blog da Cidadania

Nas eleições deste ano, o líder da verdadeira social-democracia brasileira, Lula, irá se confrontar eleitoralmente com o líder da extrema-direita, Jair Bolsonaro. Direta ou indiretamente. Ou seja: se Lula não for candidato, o confronto do candidato conservador será com o candidato escolhido pelo petista. Serão várias batalhas durante a guerra eleitoral deste ano. E Bolsonaro perdeu as duas primeiras…

A primeira batalha que Bolsonaro perdeu para Lula foi no âmbito das milícias fascistas organizadas por seu campo político para atacar o ex-presidente durante a caravana que empreendeu no Sul do país.

Enquanto os milicianos bolsonaristas atacavam o comboio de Lula com ovos e até com pedras, o prejuízo de imagem para o candidato da extrema-direita nem era tão grande. O Problema foi quando a caravana petista foi atacada a tiros pelos mesmos partidários de Bolsonaro e este, em vez de ficar no seu canto, achando que está abafando desandou a caluniar a vítima do atentado acusando-a de ter mandado atirarem contra si.


Aí a mídia caiu de pau.


A própria mídia antipetista reconheceu que os ataques violentos e o atentado a bala promovido pelos bolsonaristas reforçava a denúncia dos petistas de que há uma guerra antidemocrática contra Lula movida pela extrema-direita brasileira e pelo Estado, já que enquanto o ex-presidente é alvo de turbas fascistas, querem jogá-lo na cadeia.


Outro pré-candidato de direita que havia culpado Lula por ter sido atacado a tiros, o governador Geraldo Alckmin, recuaram e inventaram historietas para negar que tinham dito semelhante besteira. Pelo Twitter, Alckmin disse que quando proferiu a cretinice “não sabia” que Lula tinha sido atacado a tiros…

A grande derrota de Bolsonaro ocorreu e ele nem sabe. Continua dizendo besteira, fazendo acusações falsas, sem provas. Mas essa foi só a primeira derrota. Houve outra ainda mais acachapante. E logo em seguida à primeira.

No começo da semana em que ocorreram tais fatos, o deputado de ultradireita fez um desafio público a Lula – talvez o maior erro político que cometeu até agora. Desafiou o ex-presidente para uma disputa de manifestantes, pois iria a Curitiba no mesmo dia em que Lula e também faria uma manifestação.


O resultado foi francamente desfavorável a Bolsonaro. Apesar de que Cerca de 500 partidários do deputado ultraconservador se concentraram no aeroporto para esperar o candidato que elogia a ditadura militar (1964-85) e seus métodos de tortura, quem conhece a Praça Santos Andrade e a via diante da área de desembarque do aeroporto de Curitiba (Afonso Pena), onde Bolsonaro foi recebido, sabe que não há como comparar a quantidade de público da manifestação por lá com a manifestação no centro da capital paranaense.

Basta olhar as fotos



Mas não foi aí que Bolsonaro teve o maior prejuízo diante de Lula. Foi na mesma praça em que Lula fez sua megamanifestação. Bolsonaro prometia lavar as escadarias da UFPR: “A ideia é esta mesmo, lavar a praça que foi usada por Lula, que deveria estar na cadeia e não fazendo caravanas pelo país. Vamos lavar esta sujeira que o PT fez e deixou no Brasil”, disse o político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário