A
última quarta-feira (30) foi o Dia D para a educação pública em todo o
Estado. Centenas de milhares de estudantes realizaram, nas suas próprias
escolas, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de
Pernambuco (SAEPE). A avaliação acontece anualmente para unidades de
ensino das redes estadual e municipais, e serve como diagnóstico para
nortear as políticas em Educação adotadas para o próximo ano.
Só no Agreste Meridional, 44 escolas
estaduais participaram da avaliação. Por aqui foram avaliadas 40 turmas
(1.437 estudantes) de 9º ano do Ensino Fundamental e 152 turmas (5.367
estudantes) de 3º ano do Ensino Médio. No total, 6.804 estudantes nos 22
municípios que compõem a região realizaram as provas do SAEPE.
A frequência este ano foi considerada
excelente pelos gestores e pela equipe da GRE do Agreste Meridional, com
escolas chegando a 100% de presença dos alunos. “A participação dos
estudantes é fundamental para termos um diagnóstico mais preciso e com
isto novas políticas educacionais e investimentos com vistas ao alcance
da qualidade e do sucesso da nossa educação”, comentou a gerente da
Gerência Regional de Educação (GRE), professora Adelma Elias.
Ela explica, também, que a avaliação é
fundamental para educação de Pernambuco: “A realização do SAEPE é uma
ação de grande importância para a Rede Pública de Ensino, em especial
para o Governo de Pernambuco, por ter um modelo de gestão focado em
resultados como forma de buscar por uma educação de qualidade social.
Nesse sentido, foi muito gratificante termos visto o empenho da nossa
equipe GRE e da comunidade escolar através da mobilização dos gestores e
professores para garantir 100% dos estudantes neste dia 30 fazendo a
avaliação. Estamos muito felizes com a participação e envolvimento de
todos”, pontuou a gerente.
O SAEPE foi criado em 2000 com o
objetivo de fomentar mudanças na educação oferecida pelo Estado,
vislumbrando a oferta de um ensino de qualidade. As provas contemplam as
disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e são aplicadas para as
turmas finais de cada etapa de ensino.
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