Após
45 dias de campanha de rua, as eleições 2016 já estão na reta final. A
partir desta quinta-feira, tem início os últimos preparativos para o dia
02 de outubro. Vale lembrar que nestes últimos dias a Justiça Eleitoral
não permite mais o mesmo tipo de propaganda que foi permitido durante
um mês e meio. Hoje terminam diversas atividades importantes da campanha
eleitoral. É o último dia para a exibição da propaganda eleitoral
gratuita no rádio e na televisão, comícios, reuniões públicas
e realização de debates, estando previsto para hoje diversos debates
como em Recife e Caruaru.
A
legislação eleitoral prevê ainda que hoje é o ultimo dia para
os partidos políticos e as coligações indicarem aos Juízos Eleitorais o
nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e dos
delegados habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o
primeiro turno das eleições. Lembrando que não é necessário submeter à
Justiça Eleitoral os nomes dos fiscais e locais onde irão atuar.
Nesta
sexta-feira, ainda são permitidas as propagandas em carro de som, a
realização de caminhadas, panfletagem e carreatas – todas até as 22h.
Também é possível realizar a colocação de adesivos em automóveis,
propagandas em jornais e fazer a campanha na internet.
No
sábado, a publicidade paga em jornais não é mais permitida, mas a
propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som,
entre as 8h e às 22 horas, estão liberadas. Já no dia da eleição, os
únicos tipos de propagandas permitidas são os adesivos em automóveis e a
publicação na Internet – sites, Facebook e aplicativos em mensagens
instantâneas, como o Whataspp.
A
advogada eleitoral Diana Câmara destaca que essa reta final de campanha
demanda ainda mais atenção para as regras eleitorais, em especial para o
dia da eleição. “Não houve mudanças na legislação acerca dos prazos
finais de campanha e nem para o dia da eleição. Contudo, deve o
candidato atentar para o que prevê a lei a fim de não cometer
irregularidades e sofrer sanções. No dia da eleição não é permitido
fazer boca de urna, nem aglomeração de pessoas ou distribuição de
material, como o santinho do candidato. Já na internet a propaganda
continua, sendo um bom canal para mostrar o dia do candidato,
demonstrações de apoio, inclusive com pedido expresso de voto. Assim,
vale a pena investir nas redes sociais, mas sem o uso de link
patrocinado”.
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