terça-feira, 12 de abril de 2016

Paulo: Upinha da Bomba do Hemetério vai ajudar saúde em Pernambuco

O governador Paulo Câmara prestigiou, na manhã desta terça-feira (12.04), a inauguração da nona Upinha entregue à população pela Prefeitura do Recife. Batizado de Unidade de Saúde da Família Governador Eduardo Campos, em homenagem ao ex-gestor estadual, o equipamento foi erguido no bairro da Bomba do Hemetério, Zona Norte da cidade. A unidade vai ofertar atendimento de saúde 24 horas, beneficiando cerca de 10,5 mil pessoas - moradores da Bomba do Hemetério, Arruda, Água Fria e Mangabeira. A viúva do ex-governador e homenageado, Renata Campos, também participou do evento.


Após vistoriar o equipamento, o chefe do Executivo estadual destacou o padrão de qualidade da Upinha da Bomba do Hemetério e a contribuição que ela dará à saúde de Pernambuco. “Uma obra bem feita, pensada na humanização do atendimento e em receber bem aqueles que precisam de cuidados médicos. Eu digo isso porque é muito importante a gente nunca descansar de cuidar da nossa saúde”, defendeu. Paulo também elogiou a atuação da gestão municipal na área. “A prefeitura está de parabéns, mais uma vez, por cuidar bem da saúde das pessoas e, ao mesmo tempo, ter a capacidade de homenagear homens públicos como Eduardo que tanto fizeram por Pernambuco”, complementou.
 

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, detalhou a capacidade de atendimento da Upinha. “Ela oferece um atendimento completo. Temos três equipes de saúde da família, três equipes de saúde bucal, 18 agentes comunitários de saúde e toda a infraestrutura necessária para isso funcionar bem. Por exemplo, no gabinete odontológico tem o raio-x. A pessoa chega para fazer um tratamento, já faz o raio-x na hora e já pode fazer o seu tratamento no mesmo dia”, explicou o gestor municipal.


Com investimento de R$ 1,7 milhão, a Upinha da Bomba do Hemetério oferece atendimento para consultas das 7h às 19h e atendimento 24h para as pequenas urgências. A unidade disponibiliza equipe multidisciplinar - médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários e profissionais da saúde bucal, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI).


Além das consultas médicas e de enfermagem, os usuários que procurarem atendimento na unidade poderão contar com coleta de exames da atenção básica, vacinação, inalação, curativos, distribuição de medicamentos da família, visitas domiciliares, palestras de educação em saúde, consultas e procedimentos odontológicos e pequenas urgências da atenção básica. no total, 50 profissionais trabalharão na unidade, incluindo as funções administrativas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário