segunda-feira, 4 de maio de 2015

Igreja Católica inicia processo de beatificação de Dom Hélder Câmara


dom-helder - reprodução internet


A Arquidiocese de Olinda e Recife iniciou neste domingo (3) o processo de beatificação e canonização do arcebispo emérito Dom Hélder de Arruda Câmara.
A missa que deu início ao processo foi celebrada na Sé de Olinda – onde Dom Hélder está enterrado – pelo arcebispo Dom Fernando Saburido e teve a presença do governador Paulo Câmara (PSB) e do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB).
Na ocasião foi formada uma comissão de cinco membros, coordenada pelo bispo auxiliar Dom Antonio Tourinho Neto, para ouvir o depoimento de pessoas que tiveram convivência com o “Dom da Paz”.
Essa comissão, que vai trabalhar durante 1 ano e meio, deverá ouvir cerca de 50 pessoas nas cidades de Olinda, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza.
A primeira pessoa a ser ouvida foi o arcebispo emérito de João Pessoa, Dom José Maria Pires, também conhecido por “Dom Pelé”, por ser da raça negra, que teve uma convivência muito próxima com Dom Hélder durante a ditadura militar.
Os depoimentos são sigilosos e depois serão encaminhados ao Vaticano para dar seguimento ao processo, que geralmente dura anos na burocracia da Santa Sé.
Dom Hélder chegou a ter o nome indicado para o Prêmio Nobel da Paz mas a diplomacia brasileira trabalhou contra por intercessão dos militares que governavam o Brasil.
Por ter abraçado causas sociais e a defesa dos direitos humanos, o “Dom da Paz” foi uma das personalidades mais perseguidas pela ditadura nas décadas de 60, 70 e 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário