terça-feira, 1 de julho de 2014

Dilma: "Petrobras mostrou que pré-sal é palpável"




























Agência Brasil.
A presidente Dilma Rousseff (PT) participou hoje (1) da cerimônia de comemoração da Petrobras por ter atingido a marca de 500 mil barris de petróleo por dia produzidos no pré-sal. De acordo com a presidente, a produtividade deixa claro que o Brasil é capaz de se apropriar do pré-sal.

"A Petrobras mostrou que o pré-sal é uma riqueza palpável, que é tangível, e, acima de tudo, que pertence ao povo brasileiro", disse, acompanhada dos ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e da presidente da Petrobras, Graça Foster. "São feitos como esse que fortalecem essa grande empresa e trazem benefício para a população", acrescentou.

Dilma defendeu a Petrobras das denúncias e investigações sobre supostas irregularidades em contratos da estatal. "Não será um ou outro fato isolado, que não representa as características da empresa; ou uma ou outra tendência momentânea que vão abalar sua credibilidade, a sua imagem e história de sucesso", disse, destacando que questionar a seriedade dos quadros técnicos da empresa não a torna menos capaz de explorar o pré-sal.

A presidente destacou que a contratação direta da Petrobras para explorar o excedente do volume contratado sob regime de cessão onerosa em quatro campos do pré-sal é um reconhecimento à companhia. A decisão foi aprovada em 24 de junho de 2014 no Conselho Nacional de Política Energética e deve aumentar as reservas da estatal entre 9,8 bilhões e 15,2 bilhões de barris de petróleo.
"O recorde dos 500 mil barris por dia e essa nova contratação concorrem para um duplo objetivo: tornam irreversível o grande papel estratégico da Petrobras. [...] Quero deixar sublinhado que a Petrobras, a partir de agora, passa também, com a decisão do Governo Federal, a ter acesso ao maior volume de petróleo tornado disponível na atualidade por qualquer país do mundo a qualquer empresa", afirmou.

Dilma também lembrou que a decisão do governo de definir o modelo de partilha para o pré-sal foi questionado, segundo ela, pela mesma espécie de críticos que se opôs à campanha do Petróleo é Nosso, que culminou na criação da companhia. "As vozes dos que querem diminuir a importância da Petrobras no cenário brasileiro e internacional se perderão mais uma vez no deserto, serão enterradas na imensidão dos mares, cujas riquezas pertencem mais do que nunca ao povo brasileiro".

De acordo com a presidente, o pré-sal renderá à saúde e à educação do país R$ 1,3 trilhão em recursos adicionais nos próximos 35 anos. "Esses 500 mil barris foram considerados uma ilusão que nós, como representantes do governo, estávamos praticando e impondo à Petrobras, mesmo apresentando dados tecnicamente sólidos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário