sábado, 22 de novembro de 2014

Refinaria Abreu e Lima inicia processo de pré-operação

Obras da refinaria Abreu e Lima. Foto: Heudes Regis/JC Imagem.
Obras da refinaria Abreu e Lima. Foto: Heudes Regis/JC Imagem.
Depois de receber a licença de operação da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a Petrobras deu início aos trabalhos para a entrada em operação da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Portuário de Suape. O pontapé inicial consiste na admissão de gás natural (gas in) na Unidade de Destilação Atmosférica (UDA).
A entrada do gás tem o objetivo de preparar a unidade para a entrada e circulação de petróleo, o que, segundo a empresa, deve ocorrer nos próximos dias. Passada esta etapa, que teve início na última quarta-feira (19), o acendimento do forno será realizado para que se inicie o processo de separação das correntes de gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta, diesel e resíduo atmosférico (RAT).
Desde o dia 22 de setembro, a Petrobras vem coordenando a pré-operação da UDA. Neste período, foram testados os sistemas operacionais da unidade com fluido seguro (água, ar comprimido, nitrogênio, vapor e outros) para garantir a segurança dos sistemas antes da introdução de hidrocarbonetos.
Desde que começou a ser construída em 2005, com o lançamento da pedra fundamental, a Rnest teve seu projeto ampliado. Em 2007, quando foi apresentado o estudo e o relatório de impacto ambiental (EIA-Rima), a unidade previa o processamento de 200 mil barris de petróleo por dia. Depois, essa capacidade aumentou para 230 mil barris(Do blog de jamildo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário