quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Produtores de cana-de-açúcar do Nordeste apostam em tecnologia para ganhar mais produtividade


Animados pelo programa do Governo Federal que incentiva a aquisição de máquinas e equipamentos, os produtores nordestinos participam da 6ª Mostra Sucroenergética do Nordeste – Sucronor, maior evento do setor.

Produtores nordestinos do setor sucroenergético estão buscando soluções na área industrial e agrícola. O manejo de fertilizantes, o emprego de novas máquinas e equipamentos e a diminuição no custo de produção são temas recorrentes quando o assunto é fomentar a produtividade na lavoura da cana-de-açúcar. Neste cenário, usineiros, pesquisadores e entidades do setor já se mobilizam para vencer os desafios do mercado que em 2014 promete ter um aumento na safra em torno de 3,6% para a Região Norte/Nordeste. De acordo com levantamento da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento – a perspectiva é passar dos atuais 55,93 milhões de toneladas da safra 2012/13, para 57,92 milhões em 2013/14.

“O setor hoje está bem servido com variedades de manejo e insumos mais modernos, mas precisamos investir em inovação, em máquinas e equipamentos com tecnologia e pesquisa avançada”, ressalta Djalma Euzébio Neto, presidente da STAB - Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil – que este ano realizada a 18ª edição do Seminário Regional sobre a Cana-de-Açúcar, durante a 6ª Mostra Sucroenergética do Nordeste – Sucronor , na Forind Nordeste 2014, de 22 a 25 de abril no Centro de Convenções de Pernambuco. “O evento aproxima o setor das novas tecnologias e assim não será preciso se deslocar para o Sudeste em busca de novidades que otimizem a produção nordestina", reforça o presidente da entidade.

Animados com a notícia do lançamento do PAISS Agrícola - Programa de Apoio à Inovação Tecnológica Agrícola no Setor Sucroenergético os produtores do Nordeste devem aproveitar a oportunidade para irem às compras conhecendo as máquinas e equipamentos que estarão expostos no evento. O novo programa que visa estimular a produtividade do setor é uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para o diretor da Usina União Indústria, Jair Meirelles, “o setor vive um momento delicado. Então é preciso encontrar alternativas de curto prazo”. O mesmo pensamento é compartilhado pelo professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, que acredita no investimento de novas técnicas para aumentar a produtividade do setor. “Estamos trabalhando em conjunto para a difusão de novas tecnologias”, ressalta.

Dentro das novidades esperadas por produtores nordestinos de cana-de-açúcar estão as máquinas para terrenos irregulares e as novas colheitadeiras. “Temos trabalhado muito com as universidades para desenvolver tecnologias em máquinas de corte para encostas”, afirma Djalma Euzébio Neto, presidente da STAB.  Os lançamento previstos para a 6ª Sucronor também são aguardadas pelo gerente industrial da Usina Santa Teresa, do município pernambucano de Goiana,  Lourival Leal. “Os produtores estão de olho nas máquinas para terrenos acidentados,  toda novidade para o setor é importante, assim como a troca de informação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário