sábado, 5 de outubro de 2013

DILMA PERDE OU GANHA COM AS CANDIDATURAS DOIS EM UM ?

:
247 - Na última pesquisa Ibope, realizada em setembro, a presidente Dilma Rousseff já voltava a vencer em primeiro turno. Tinha 38% das intenções de voto, contra 16% de Marina Silva, 11% de Aécio Neves e 4% de Eduardo Campos.
Por isso mesmo, a oposição estimulava outras candidaturas. José Serra, por exemplo, concorreria pelo PPS. E colunistas da mídia conservadora defendiam enfaticamente que a Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, fosse aprovada, para que pudesse haver maior competição política, em 2014.
Assim, com cinco candidatos (Dilma, Marina, Aécio, Serra e Campos), um segundo turno seria praticamente inevitável.
No meio da semana, ocorreu a primeira eliminação. José Serra foi convencido por Aécio Neves a permanecer no PSDB. E ainda que não se esforce pelo mineiro, o PSDB tem hoje uma situação de "dois em um".
Neste sábado, veio a segunda eliminação, com a filiação de Marina Silva ao PSB, onde deverá ser vice de Eduardo Campos (leia mais aqui). Novamente, outra situação "dois em um".
Para onde irão os votos de Serra e Marina, ninguém sabe. Mas é improvável que todos eles sejam incorporados por Aécio e Eduardo – nomes que ficaram mais fortes, mas não se sabe, ainda, se a ponto de provocar um segundo turno.
As respostas virão nas próximas semanas, com novas pesquisas eleitorais. Desta vez, com apenas três candidatos: Dilma, Aécio e Eduardo. Será que a presidente ganhou ou perdeu com esse novo cenário?

Nenhum comentário:

Postar um comentário