terça-feira, 22 de outubro de 2013

MEC anuncia regras para novos cursos de medicina

















Na solenidade de sanção da lei que instituiu o programa Mais Médicos, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), anunciou as novas regras para abertura de novos cursos de medicina. Sob o novo regulamento, o ministro anunciou a criação de novas oito faculdades, sendo metade públicas e metade particulares.

“Nosso objetivo é o Brasil formar mais profissionais competentes, e com visão humanista”, afirmou, ao enumerar as novas exigências para abertura de novos cursos de medicina.

Segundo ele, o município que vai sediar a nova faculdade terá de garantir o funcionamento de um hospital, com no mínimo cem leitos (cinco para cada estudante de medicina) e unidade de atendimentos de emergência. Terá de haver pelo menos uma equipe de saúde da família e pelo menos três residências nas áreas críticas do Sistema Único de Saúde (SUS), como pediatria e ginecologia e obstetrícia.

Mercadante disse ainda que os estudantes terão de fazer de um a dois anos de residência médica na área de atenção básica de saúde, ponto que permanece como uma das grandes polêmicas do programa.
Por fim, o ministro afirmou que o Inep vai avaliar, de dois em dois anos, a qualidade dos cursos de medicina.

Valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário