sábado, 17 de agosto de 2013

PERNAMBUCO: PT E PTB EM SINTONIA


Almoço entre Armando e os petistas Humberto e João Paulo traz um ''prato'' cheio de simbolismo e recados ao Palácio

Humberto Costa, Armando Monteiro e João Paulo no Leite: sintonia para 2014 / Clemilson Campos/JC Imagem

Humberto Costa, Armando Monteiro e João Paulo no Leite: Clemilson Campos/JC Imagem

Numa demonstração de que não estão dispostos a esperar pela agenda do PSB, o PT e o PTB estaduais mandaram, ontem, recados – por meio de suas lideranças – ao governador e presidenciável Eduardo Campos de que não vão ficar passivos à espera da sua definição sobre 2014, que pode haver chapa única dos dois partidos em Pernambuco – caso o escolhido do governador para a sucessão seja socialista –, e que a presidente Dilma Rousseff (PT) terá um palanque ou até dois, no Estado, para a sua reeleição.
Ao final de um almoço definido como “um começo de conversa”, os senadores Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB) e o deputado federal João Paulo (PT) evitaram detalhar a conversa, disseram que a sucessão estadual “não foi tratada” e coincidiram ao revelar que a construção de “um palanque”, e “até dois”, para Dilma foi o foco. A segunda hipótese para o caso de Eduardo disputar a Presidência da República e ainda optar por um nome do PSB para sucedê-lo.

Infográfico

Cenários do PT e do PTB para 2014
Apesar dos melindres dos três em aprofundar as alternativas discutidas, fontes confirmam que o palanque estadual para Dilma está acordado, facilitado pela aproximação recente entre o PTB nacional e o governo. “Foi para dizer (o almoço) que este é o palanque de Dilma aqui. Outros (partidos) vão ser procurados. É o começo. Se Eduardo não for candidato a presidente, a conversa é outra”, revelou uma testemunha. “Se Eduardo decidir apoiar Dilma vamos estar juntos aqui, mas também ele pode ficar com Dilma e termos dois candidatos a governador”, confirmou a conversa outra fonte. Nesta hipótese, um seria o escolhido por Eduardo e o outro Armando Monteiro, tendendo o PT a ficar com o nome indicado pelo PSB (pelo acordo nacional).
“Se Dilma e Eduardo disputarem, ela terá um palanque com PT e PTB. Já que Eduardo admite dois palanques nacionais, podemos ter dois ou três estaduais (PSB e PT/PTB ou PSB, PT e PTB)”, acrescentou outro olheiro da conversa. No caso de PT com PTB, Armando ao governo e João Paulo ao Senado.
“Não discutimos Pernambuco. O PT tem definido a reeleição de Dilma e o PTB está inclinado a apoiá-la. Se Eduardo continuar na aliança, é possível o PT ficar com o candidato dele (aqui)”, resumiu Humberto. “Eu e o PTB estamos na base de Dilma. É natural conversarmos sobre o fortalecimento deste palanque. Quanto ao estadual, não dá para avançar ainda. Depende da confirmação do nacional”, avaliou Armando. “A ideia é trabalharmos um palanque único (PT/PTB) para Dilma”, sintetizou João Paulo.(Do NE 10 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário