quarta-feira, 28 de agosto de 2013

APAGÃO : CHESF DIZ QUE EMPRESA PARTICULAR QUE PROVOCOU





O apagão que atingiu o Nordeste do país na tarde desta quarta-feira (28) foi provocado por uma empresa particular de energia elétrica, afirmou o gerente da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) no Piauí, Airton Feitosa.
'A falta de energia não ocorreu no sistema da Chesf, mas por uma empresa particular durante o pico de alto intercâmbio de energia para o Nordeste', afirmou.
Apagão gera transtornos por toda a região Nordeste
O gerente comparou o problema a uma 'freada brusca' em um carro. 'É como você estar acelerando a 110 km/h e dar uma freada brusca. Duas linhas de transmissão de 500 kV apresentaram problemas', afirmou.
Segundo ele, a energia já estava voltando em todos os bairros de Teresina por volta das 17h.
A direção da Eletrobras no Piauí divulgou nota se eximindo de responsabilidade pela interrupção do fornecimento de energia.
'A causa está sendo diagnosticada pela Chesf, que deverá se posicionar sobre essa falta de energia', diz a nota da Eletrobras, que tem mais de um milhão de clientes no Piauí.
O apagão começou por volta das 15h e afetou os nove Estados do Nordeste.
Aos poucos estava sendo retomada também em Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB) Maceió (AL). Em Natal (RN), a luz voltou por volta das 16h50, mas dez minutos depois caiu de novo. Na capital da Paraíba, a Polícia Militar pede para as pessoas permanecerem em suas casas.
Segundo as distribuidoras de energia nos Estados, a luz está sendo reestabelecida aos poucos, para que a rede não fique sobrecarregada e ocorra um novo apagão nas cidades.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que foi comunicada da falha, considerada internamente como de 'grandes proporções'.
A agência foi informada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) de que a transmissão de energia na região caiu de 10 mil megawatts para mil megawatts, ou seja 10% do nível normal.
O Ministério de Minas e Energia também está apurando as causas dos problemas.
Do: blog do magno martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário