terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

EDUARDO DIZ QUE NÃO SE DEVE APEQUENAR A DISCUSSÃO POLITICA

Por: Inaldo Sampaio

Jaques Wagner_Eduardo Campos_foto_ Raul Buarque
O governador Eduardo Campos declarou hoje (25), no Recife, na abertura do seminário “Nordeste: como enfrentar as dores do crescimento”, promovido pela revista “CartaCapital”, que “não podemos apequenar a discussão política no país”, reduzindo-a apenas a um mero debate eleitoral sobre as eleições do próximo ano.
O seminário se realizou no Mar Hotel e teve a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). O do Ceará, Cid Gomes (PSB), também foi convidado mas não compareceu.
O governador de Pernambuco falou cerca de 40 minutos com um discurso de presidenciável. Senão vejamos.
Ele defendeu a construção de um novo “Pacto Federativo” para superar as desigualdades regionais e incrementar o crescimento do país a partir da próxima década.
Disse que o Nordeste foi o motor do crescimento brasileiro nos anos de 2008, 2009 e 2010, graças a iniciativas do governo do presidente Lula, de melhor a renda da população mais pobre, especialmente desta região.
Lembrou, entretanto, que apesar dos programas sociais de Lula, mantidos pelo governo Dilma, a participação da região no PIB brasileiro praticamente não sofreu alteração.
“Precisamos implementar uma política de desenvolvimento regional que faça com que indústrias como a automotiva ou a do petróleo, gás e offshore se distribuam pelo País de forma equilibrada”, disse o governador pernambucano para logo em seguida acrescentar:.
“Neste momento em que precisamos viver um ano de 2013 melhor que 2012, não podemos apequenar a discussão política do País. E só conseguiremos crescer mais este ano se discutirmos não o País da próxima eleição, e sim o da próxima década”. afirmou.
Ele finalizou sua intervenção dizendo que apenas 36% do bolo tributário nacional é compartilhado com os entes federados, quando na década de 80 era o inverso: 20% era da União e o restante dos estados e municípios.
Além do governador, estavam na mesa Cledorvino Belini (presidente da Fiat), João Luiz Perez (Grupo Provider), José Carlos Cosenza (diretor de abastecimento da Petrobrás), Marcus Temke (diretor de operações da MPX) e Enrique de Las Morenas (diretor-geral da Enel Green Power).

Nenhum comentário:

Postar um comentário