sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO : O PORQUE DO SUCESSO DE AVENIDA BRASIL



O Porquê do Sucesso de Avenida Brasil

O Brasil praticamente parou para assistir o final da novela “Avenida Brasil” da Rede Globo. Como se fosse uma final de copa do mundo. O país ficou quase todo com olhos vidrados na TV para ver o final dessa novela. Mas por que será que essa teledramaturgia fez tanto sucesso? Será que foi por causa de Tufão? Da Carminha? Ou da morte do Marx? A resposta é que essa novela só foi esse sucesso todo por causa de Lula. Por causa de Lula? Professor Fernando, você está ficando louco!? O que diabos Lula tem a ver com a novela “Avenida Brasil”?  Tudo a ver, meu caro leitor. O sucesso da novela está ligado à acessão dos 40 milhões de brasileiros que Lula tirou da miséria, elevando a chamada nova classe média ou classe C.
Antes de gravar essa novela, a Rede Globo pesquisou os hábitos da nova classe média para compor os seus personagens, seus jeitos de falar, de se vestir, seus hábitos e suas aspirações. Nada que estava ali na novela foi à-toa. Tudo foi bem estudo. A Globo já sabia o grande poder dessa nova classe média e procurou explorar, o máximo, o potencial de consumo dessa classe C. Onde é que a nossa comunidade se encontra nos finais de semana? No bar é claro. Para bater aquele papo e relaxar. Isso foi muito bem representado no bar do Silas. Todo mundo falando ao mesmo tempo, você já viu isso em algum lugar? Pois é assim que a classe C se comporta e come muito também. Tudo isso foi representado na casa do Tufão. E, pela primeira vez, a novela tem como protagonistas pessoas “comuns”; e toda novela foi ambientalizada no bairro popular e não em Ipanema, Copacabana e Leblon. O povo passou a se ver nos personagens, por isso esse sucesso todo da novela.
Como no capitalismo, tudo gira em função do lucro. A Globo também teve seu extraordinário lucro. A “Avenida Brasil” teve um custo estimado de R$ 4,5 milhões e arrecadou em publicidade 2 bilhões de reais, um lucro extraordinário. Mas isso só foi possível porque a classe C foi a grande consumidora dos produtores anunciados nas propagandas da novela. Para termos uma ideia do poder econômico da Classe C, o presidente do Instituto Data Popular, um Instituto especializado em pesquisar a nova Classe Média, Renato Meirelles disse que a Classe C hoje possui metade dos cartões créditos existentes no país e movimentou só no ano passado 1 trilhão de reais na economia do Brasil.
Agora eu pergunto a você: Lula tem ou não a ver com esse sucesso da novela “Avenida Brasil”? Se não fosse essa nova classe C, será que existiriam o Tufão, a Carminha, o Marx e o bairro do Divino? Pois, meu caro, antes de ver uma novela, pense na mensagem que eles querem lhe mandar.    
O capitalismo não lhe dá nada de graça, tudo é bem pensado e estudado antes para você continuar sendo massa de manobra do sistema. Essa mesma Globo, que lucrou tanto com seu ibope, foi contra a cotas raciais nas universidades e agora também é contra a cotas sociais para alunos de escola pública. Enquanto você dá dinheiro à Globo, ela busca tirar seu direito de você e seus filhos estudarem em universidade pública e gratuita.
Foi essa mesma empresa que tentou juntamente com a Folha de São Paulo, Veja e Estadão derrubar o presidente Lula e que agora tenta de todas as formas desconstruir a imagem do maior presidente do Brasil, com o chamado “mensalão”, que até agora não foi provado apesar das condenações arbitrária do STF. Mas assim como no Divino, o povo está sabendo dá o troco, nas urnas, à elite reacionária juntamente com essa imprensa golpista.
Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário