domingo, 1 de julho de 2012

A POLÍTICA ESTÁ MESMO DE CABEÇA PARA BAIXO



Ao final do processo das composições no bloco da oposição, Daniel Coelho, do PSDB, atraiu o apoio do PPS e do PT do B, impondo um total isolamento ao candidato do DEM, Mendonça Filho. Mas o blog apurou, com base numa nota na coluna da competente Marisa Gibson, do DP, informando que havia um amigo em comum construindo uma ponte entre Mendonça Filho e Humberto Costa, que Mendonça já tem uma estratégica bombástica.
 
Descobri que esse diálogo, entre os amigos comuns, já vinha rolando há várias semanas. Tinha gente em Brasília que sabia e estava vazando, inclusive para o PSDB e para o PMDB. Talvez isso tenha sido o que impediu que esses partidos dessem apoio a Mendonça Filho, pois não havia confiança no comportamento dele.

Tudo é parte de um jogo barra-pesada do PT nacional contra o governador Eduardo Campos. O mestre desse jogo tem um nome conhecido: José Dirceu. Foi ele o arquiteto, engenheiro e construtor dessa ponte entre Mendonça Filho e Humberto Costa.
 
Ele é o 'amigo comum' que a Marisa falou. E na sexta-feira passada o acordo foi fechado. Vai ter vários tempos de execução.

Primeiro tempo

A estratégia da campanha dos dois está sendo montanda pelo mesmo grupo. Tudo da campanha de um vai ser combinado com a campanha do outro. Vão tentar uma falsa polarização, que inclusive já está um pouco nos jornais de hoje. Humberto vai levantar a bola para Mendonça com vistas a uma polarização entre os dois.
 
O esforço comum será deixar o Geraldo Júlio fora do foco, falando no vazio. E se tiver que bater em Geraldo Júlio quem vai sempre bater é Mendonça. Assim vai se procurar dar força para Mendonça ter o máximo de voto. Também isolando Daniel Coelho, pois todos sabem que é quem vai bater no PT.

Segundo Tempo

Já está acertado por José Dirceu e debidamente combinado pessoalmente entre Mendonça e Humberto, que no segundo turno Mendonça vai apoiar Humberto. Mais uma razão para Humberto se interessar para Mendonça ter o máximo possível de votos no primeiro turno. Esse é também um momento crucial para construir o caminho para o terceiro tempo.

Terceiro Tempo

Pela articulação de José Dirceu e que foi batido o martelo com a ponta virada pessoalmente entre Mendonça e Humberto, o atual democrata vai sair do partido e se filiar a um partido pequeno da base que tenha alinhamento total com o PT. Talvez esse partido seja o PP, mas pode ser um partido menor.
 
Paulo Maluf defende que Mendonça entre no PP, mas existe temor por parte de Eduardo da Fonte que Mendonça venha querer ser cacique em Pernambuco. O mais importante é o que foi acordado e este blog garante que vai acontecer: Mendonça Filho vai aderir ao Governo Dilma e se alinhar de maneira integral com o PT nacional e local.

Consequências locais

Ninguém sabe o que vai acontecer nas relações que Mendonça tem com Marco Maciel, Roberto Magalhães e, sobretudo, com Gustavo Krause. Como esses tradicionais democratas irão se comportar com relação à adesão de Mendonça?
 
Vai pedir o mandado de volta? Vão também seguir Mendonça? Isto só o futuro dirá. Mas Mendonça já está com a passagem comprada para ser da base do Governo do PT e, pelo que soubemos, é pelo menos na classe executiva, mas pode ser na primeira classe se entrar no próprio PT.
 
 A conversa sobre isso é: se Carlos Wilson foi de direita, do PDS, depois do PSDB e aderiou ao PT, por que Mendonça também não pode ser do PT?
 
PUBLICADO NO BLOG DE MAGNO MARTINS

Nenhum comentário:

Postar um comentário