sexta-feira, 24 de abril de 2020

Prefeitura entrega sexto hospital de campanha e Recife chega a 947 novos leitos para Covid-19


Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.


A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta sexta-feira (24), mais uma Unidade Provisória de Isolamento. Este é o sexto hospital de campanha construído pelo município e foi instalado na área externa do Hospital da Mulher do Recife, localizado na BR-101, no bairro do Curado, na Zona Oeste da capital. A unidade tem 120 leitos. Desses, 30 começam a funcionar hoje. O Recife tem 947 novos leitos prontos, que são exclusivos para o atendimento de pacientes da Covid-19.

Em funcionamento estão atualmente 70 leitos de UTI. O secretário municipal de saúde, Jailson Correia, explicou que a medida em que essas unidades são abertas, apenas uma parcela é disponibilizada. Um dos motivos é a falta de respiradores, que ainda não foram entregues pelos fornecedores.

"A meta do município é concluir 370 aquisições de respiradores. Desses, 122 já estão disponíveis nos hospitais de campanha. Encomendamos mais de 500, mas muitas vezes essas compras são canceladas e há risco de entrega. Os fornecedores do mundo inteiro não estão cumprindo os prazos", justifica.

Outra dificuldade é mobilizar e treinar equipes médicas. A rede municipal de saúde tem 1.346 profissionais de saúde atuando na linha de frente no combate à pandemia. Até esta sexta, 640 foram afastados do trabalho por causa da suspeita ou confirmação da Covid-19 e 1.500 foram testados pelo Governo do Estado, que concentra esses dados.

"Existe a necessidade de contratação de pessoas, formação de equipes de trabalho e do seu mínimo treinamento para que se possa encarar o enfrentamento à Covid-19. Então, o que tem acontecido é que a medida em que nós abrimos um hospital de campanha, disponibilizamos um quantitativo inicial de leitos. Aquilo que levaria meses para progredir para a ocupação total, tem levado poucos dias. Esses 70 leitos já trazem vitória. Pessoas que já ficaram internadas e tiveram suas vidas salvas pela existência de leitos que a pouca semanas atrás não existiam", aponta o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário