quinta-feira, 23 de abril de 2020

Empresa prioriza ministério e não entrega respiradores

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou, hoje, que 30 respiradores comprados pelo estado e que deveriam ter chegado até ontem ainda não foram entregues. Segundo o gestor, a empresa é a mesma que fornece os equipamentos ao Ministério da Saúde e alegou que a prioridade é entregar ao governo federal.

O contrato do estado com a empresa prevê a compra de um total de 100 respiradores para ajudar na criação de novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e dar conta da demanda de pacientes em estado grave. Hoje, dos 319 leitos destinados à covid-19, 99% estão ocupados, o que faz com que exista uma fila de espera por vaga.
"Era para hoje estarmos instalando esses equipamentos, o que infelizmente não se concretizou", disse Longo. "Estamos em contato com o ministro da Saúde [Nelson Teich], porque a empresa diz que não nos entrega porque tem que dar prioridade às entregas do Ministério da Saúde. Entendemos que esse nosso esforço [em criar mais vagas] pode ser reconhecido com a liberação desses 100 respiradores para Pernambuco, que podem fazer uma diferença muito grande em salvar vidas aqui”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário