quinta-feira, 13 de junho de 2019

Recife registrou em 12h o equivalente a 14 dias de chuva


A Prefeitura do Recife montou uma força-tarefa, hoje, para minimizar os impactos causados pelas chuvas na cidade, que recebeu um volume de 186mm de água desde as 2h de hoje, o que corresponde a 14 dias de chuvas em relação à média histórica para o período, que é de 389,60mm. Mais de 1.000 profissionais trabalham desde as primeiras horas da manhã no monitoramento e mitigação dos efeitos da chuva. Desse total, 350 integram a Defesa Civil.

As informações foram repassadas pelo prefeito Geraldo Julio, após reunião de monitoramento com o secretariado. Apesar da elevada precipitação, o Recife não registrou qualquer ocorrência de grande porte. Após a reunião, em entrevista à imprensa, Geraldo reforçou o alerta para as pessoas não ficarem nas áreas de risco.
"As equipes da Defesa Civil estão circulando por toda a cidade e oferecemos abrigamento temporário para quem precisar, mas ainda não fomos procurados com nenhum pedido", acrescentou Geraldo. Alguns pluviômetros instalados no Recife registraram 70 milímetros de chuvas em apenas 1 hora de medição, o que aponta o volume intenso e a rapidez da precipitação na cidade.
"Esses 186 mm de chuva causaram encharcamento no solo e a gente precisa da prevenção. Avisamos a 31 mil pessoas, via celular, para saírem da área de risco e já realizamos 28 mil vistorias na cidade. Foram 9 mil pontos de risco cobertos com lona para fazer a prevenção, mas é fundamental não ficar em área de risco, porque a previsão é de mais chuvas e o principal é preservarmos as vidas", salientou o prefeito. Os esforços da Operação Inverno, iniciada ainda em dezembro de 2018 com aposição de lonas, entre outras iniciativas, evitou ocorrências graves.
Geraldo assegurou que não houve interrupção de serviços em nenhuma das 178 Unidades de Saúde da cidade. Já as aulas nos turnos da tarde e noite das 310 unidades de ensino da rede municipal foram suspensas. A previsão é que as atividades sejam retomadas amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário