domingo, 10 de março de 2019

A balbúrdia é o passatempo da fraqueza essencial

POR FERNANDO BRITO · no Tijolaço

O Governo Bolsonaro não deixará de seguir, nas próximas semanas, a escalada caricata dos últimos dias.

Precisa disto como “resposta” à sua incapacidade de agir na política.

Em qualquer delas: a parlamentar, a econômica e a social.

De trás para adiante: alguma ação em política social senão os tais “pentes finos” – em aposentadorias e benefícios sociais/previdenciários – aliás, do que já usou e abusou Michel Temer?

Em cadastros com dezenas de milhões de pessoas sempre se acharão incongruências e fraudes, mas isso é absolutamente irrelevante diante do gigantismo que têm. Combatê-los é muito mais questão de rotinas e sistemas de verificação permanente que de espalhafatos e espetaculosidades.

Na política econômica, zero. Até a “euforia” criada com a apresentação da reforma previdenciária se desfez: o dólar voltou ao mesmo patamar do final do ano passado e a bolsa deixou de lado a ideia dos 100 mil pontos que acalentou para o curto prazo.

Previsões de crescimento econômico em queda e, a partir da semana que vem, reversão nos prognósticos de inflação em queda, que só não se acentuam pelo desânimo geral da economia.

Na Câmara, o erro de não ter composto uma base só se acentua. Apelar ao “patriotismo” dos deputados e achar que isso fará a PEC da Previdência andar depressa é uma rematada tolice, porque não há negociação, não há representatividade e não há interlocutores, exceto o próprio Rodrigo Maia, que não vai forças a barra além do que convèm à manutenção de sua autoridade interna.

A “solução” escolhida parece ter sido a de fomentar as polêmicas públicas, mas a alto custo.

O ministro da Educação despareceu, colocado em situação mais constrangedora do que o do Turismo, com seu imenso laranjal.

O Itamarati, em situação de semi-intervenção, virando piada. E Damares, que nunca deixou-se sê-la, aparecendo como heroína da raça.

Do presidente, bananas, radares e cartilhas “sexuais”, além de xixi em praça pública.

E assim vai passando o carro do gás, com a sua musiquinha irritante, mas sem um botijão sequer para aquecer as panelas do povão.

Isso dura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário