terça-feira, 2 de outubro de 2018

Datapoder360: todas as pesquisas mostram Bolsonaro estável e Haddad em alta



POR FERNANDO BRITO ·no TIJOLAÇO


Transcrevo tópicos do artigo de Rodolfo Costa Pinto, diretor do Datapoder360, ligado ao site Poder360, do jornalista Fernando Rodrigues. É de enorme objetividade.

1. “Todos os indicadores de todas as últimas pesquisas publicadas apontam para o mesmo quadro. Jair Bolsonaro estabilizado e Fernando Haddad em ascensão. Os demais candidatos em 1 patamar de intenção de voto bem abaixo dos líderes”.

2. O capitão do Exército na reserva varia de 1/4 a 1/3 das intenções de voto. Haddad ocupa o espaço que estava guardado ao “candidato de Lula“. Os 2, inclusive, já podem estar empatados – como indicou a última pesquisa divulgada pelo DataPoder360.

3.Os números revelam que tanto os eleitores de Bolsonaro quanto os de Haddad já estão consolidados e não devem mudar de opinião.

4.Seja Haddad ou Bolsonaro que termine o 1o turno numericamente à frente, no 2oturno o nível de rejeição será decisivo. As campanhas terão tempo de televisão e rádio iguais. O clima de polarização política no país significa que qualquer erro pode ser fatal para cada 1 dos candidatos.

5.Os ataques vão se intensificar de ambos os lados. Ao mesmo tempo que tentarem desconstruir o adversário, os candidatos terão de saber construir pontes e selar alianças para vencer a eleição.

Rodolfo diz que esta é a “eleição da rejeição” e a vencerá quem conseguir “construir pontes e selar alianças para vencer”.

O artigo foi publicado hoje e é natural que quem dirige empresas de pesquisa – especialmente as que desenvolveram sistemas, metodologia e modelos de ponderação para fazê-las por telefone – esteja de posse de informações atualizadas todo o tempo.

Portanto, este é o quadro que aparece para quem está mais bem informado.

O resto é jogo político de quem usa pesquisa como ferramenta de campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário