quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O que é ser “um bom prefeito”?


Ex-prefeito Samuel Salgado

Texto escrito por Samuel Salgado
Está nas mãos do prefeito o poder de administrar a cidade. Ser prefeito não é apenas gerir de forma parcimoniosa e ética os recursos financeiros do município, abriga, também, a necessidade de convivência diária com o jogo político local e completa-se com uma boa relação junto à sua comunidade e aos governos estadual e federal.

Todo Prefeito deve tomar algumas medidas que, por certo, contribuirão para uma gestão pública eficiente.

Entre as quais, destaco:

1- Valorizar o trabalho efetuado pela Comissão de Transição que traçou um diagnóstico da situação atual do município, contribuindo para um projeto de trabalho nos primeiros dias de governo.

2- Procurar sempre a orientação de um Advogado com conhecimentos em Direito Público e de um especialista em Finanças e Contabilidade Pública.

3- Verificar e analisar o inventário dos bens e valores que o antecessor deixou.

4- Se necessário, baixar medidas, decretando calamidade financeira. Ficando, desta forma, acobertado pela lei para contratar serviços visando manter as atividades essenciais e emergenciais.

5- Caso tenha ocorrido algum sucateamento no patrimônio público, registrar boletim de ocorrência na delegacia local e tomar as medidas judiciais cabíveis.

6- Adotar medidas moralizadoras para salvar o município e dar o rumo da sua gestão.

7- Não se empolgar com a arrecadação dos primeiros meses de governo. Geralmente é maior do que a dos meses seguintes. Portanto, os gastos precisam ser contidos, uma vez que depois vem o período das dificuldades.

8- Nunca pensar em pagar logo as dívidas deixadas pela gestão anterior. Primeiro, fazer um rigoroso planejamento da receita e da despesa, para depois fazer uma escala de pagamentos e, se preciso, uma negociação com os credores.

9- Estimular e cobrar de todos os auxiliares a elaboração de um plano para cada um dos setores da prefeitura.

10 - Nos primeiros dias, o Prefeito deve fazer reuniões diárias com a sua equipe de governo, ou pelo menos com os responsáveis pelos setores jurídico, financeiro e administrativo.

11 - Tendo em mãos o levantamento dos dados e informações, traçar o Plano de Ação Imediata de Governo, para os “Primeiros 100 Dias” da gestão.

12 - Se no primeiro ano não foi possível atuar conforme o que foi planejado, não desanime. Planejar e organizar são atividades permanentes. Permitem identificar e coordenar ações que busquem atingir objetivos. Assim sendo, haverá tempo para começar. 

13 - Por fim, é necessário observar que o gestor municipal deve trabalhar entendendo que será permanentemente cobrado pelos cidadãos

Recife, janeiro de 2017


Samuel salgado é ex-prefeito de Angelim por 03 mandatos e é professor do IFPE campus Belo Jardim

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