segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Receita para tapar o rombo sem lascar o povo

Por Osvaldo Matos de Melo Júnior*
Aumentar os impostos do cigarro em 1.000%, dobrar os impostos de cerveja, refrigerante, bebidas quentes, geladas e sucos artificias, alimentos com conservantes e dos produtos com açúcar refinado e com enxofre. Exigir que todos os motoqueiros e pilotos de moto e cinquentinha usem todos os equipamentos de proteção de cabeça, braços, pernas e coluna, sem isso multa automática. Todo condutor pego alcoolizado pagaria multa de 5.000 e ainda teria seu veículo confiscado e doado para instituições de caridade.
Imagina a economia com saúde e previdência. Multas severas para quem jogar lixo nas ruas, depredar patrimônio público, usar menores em crimes ou incentivar o uso de drogas. Caso, não pudesse pagar, teria que prestar serviços imediatos sociais ao governo da sua cidade pelo menos 2 horas por dia, além do processo e penas da justiça. Todos os trotes identificados para policias, bombeiros e serviços de emergência teriam seus autores que pagar 10.000 em fiança ou 1 ano de serviço voluntário na limpeza de ruas e escolas.
Traficantes presos em flagrante teriam todos os seus bens e dos familiares diretos confiscados e viciados que não quisessem participar de programas de reabilitação perderiam qualquer tipo de benefício social.
Demissão imediata e extinção de 50% dos cargos comissionados em todas as esferas da administração e poderes, vender todos os prédios públicos e residências oficiais, vender todos os carros oficiais de diretores, senadores, deputados, gerentes, vereadores, secretários, desembargadores e assessores. Quanto iria se economizado só em combustível, manutenção e salário de motoristas? Demitir os 4.500 funcionários do Planalto, deixando igual a Casa Branca, 480.
Fazer o mesmo nas sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário em todos os estados e municípios. Deixar no gabinete dos senadores, deputados e vereadores apenas o número de funcionários que caibam sentados, quem não sentar é demitido. Cobrar taxas de cartório 20% e destinar para segurança sem aumentar a tabela atual. Vender ou arrendar todos os imóveis privados que estão devedores de impostos há mais de 20 anos.
Cobrar dos planos de saúde todo atendimento realizado em rede pública a pacientes segurados. Dobrar imposto de carnes e produtos que usam químicos que façam mal à saúde humana em qualquer uma das etapas de produção e reduzir em 50% os naturais e orgânicos. Dobrar as multas para pessoas e empresas que de alguma forma agridem o meio-ambiente.
Realizar licitação internacional para concessão de exploração de todo lixo, coleta de óleo de comida e de carros produzido no Brasil para fins de reciclagem com participação das cidades em 20% do faturamento. Proibir e cobrar multas severas para quem abusar do uso da água e energia. Todos os promotores de festas e jogos de futebol, que de alguma forma gerem necessidade de efetivo policial teriam que pagar todos os custos envolvidos na operação e taxa para equipamento policial.
Reduzir em 80% todos os impostos para importação de produtos para geração de energia eólica e solar de empresas e residências. Dobrar impostos e taxas de todos os jogos de bicho e também bingos e sorteios. Exigir que as cidades tenham empresas licitadas para colocação de parquímetros e pessoal de apoio e cobrar impostos. Colocar energia solar ou eólica em todos os postes de iluminação pública e carros movidos a gás e elétricos em todas as viaturas policiais e públicas. Dobrar as taxas para eventos privados comerciais dos equipamentos e prédios públicos.
*Publicitário e Sociólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário