segunda-feira, 1 de junho de 2015

Reforma política: Sílvio Costa propõe emenda para diminuir prazo de filiação partidária

Do blog de jamildo

Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Dentro das discussões sobre o projeto de reforma política, o deputado federal Sílvio Costa (PSC), vice-líder do governo, afirmou que vai procurar todos os líderes partidários para tentar aprovar uma Emenda Aglutinativa na Reforma Política que diminui o prazo de filiação partidária para seis meses antes das eleições. Atualmente, o prazo é de um ano para filiação.
Ao mesmo tempo vai propor um período de trinta dias anterior a esses seis meses, para que o parlamentar possa mudar de partido.
Segundo o deputado, como a Câmara Federal decidiu pela manutenção das coligações proporcionais, é importante rever o prazo de filiação partidária porque, conforme a legislação atual, o candidato é obrigado a estar filiado um ano antes das eleições, ficando assim dependente dos donos de partidos.
“O cenário eleitoral só começa a ser definido no ano das eleições. As convenções partidárias só ocorrem três meses antes do dia da eleição. Em função disso, é muito mais democrático que o candidato faça sua opção partidária quando o quadro eleitoral estiver mais claro”, justificou o parlamentar.
Em defesa da emenda, Silvio Costa citou que a atual legislação permite “coligações esdrúxulas” e partidos que tem bandeiras ideológicas diferentes formando coligações na conveniência dos seus proprietários e os candidatos tornam-se reféns dessas coligações. “Muitos desistem da candidatura o que, lamentavelmente, contribui para a diminuição da renovação política”, observou Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário