segunda-feira, 12 de maio de 2014

Vaccari: "O PT não pagou defesas da AP 470"

247 - O tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari, reagiu com indignação à reportagem desta segunda-feira do jornal Estado de S. Paulo, que acusa a legenda de usar recursos do fundo partidário para pagar a defesa de réus da Ação Penal 470, o chamado mensalão. "É uma mentira deslavada".
Vaccari lembra que, ainda que fosse verdade, não seria ilegal, uma vez que a lei permite que partidos políticos usem recursos do fundo para despesas legais. "Ocorre que não é verdade porque o PT tomou a decisão de não responder pelas acusações imputadas a cada um dos companheiros", disse ele.
O tesoureiro lembra ainda que os advogados que trabalharam para os réus do PT são nomes notórios, como José Luiz de Oliveira Lima, que defendeu José Dirceu, Arnaldo Malheiros, que atuou para Delúbio Soares, Alberto Toron, que foi patrono de João Paulo Cunha, e Luiz Fernando Pacheco, que defendeu José Genoino. "Nenhum desses nomes está na reportagem do Estado", lembra Vaccari.
De fato, a reportagem cita outros escritórios, como Fregni-Lopes da Cruz, Marcio Luiz Silva e Luiz Bueno de Aguiar. "São escritórios que atuam para o PT há vários anos", disse Vaccari, de posse dos contratos. "Tudo foi pago com nota fiscal e o escopo dos serviços pode ser demonstrado", afirmou. 
Vaccari afirmou que Marcio Luiz Silva, por exemplo, atua em ações de natureza eleitoral, junto ao TSE. "Atuou, inclusive, na campanha da presidente Dilma". Sobre os dois outros escritórios, ele citou ações cíveis, em várias frentes. "Qualquer pessoa que acompanhou o julgamento pela televisão sabe que esses escritórios não tiveram qualquer atuação especial na Ação Penal 470", disse ele. "Agora, se um ou outro advogado atuou para um réu, isso não é responsabilidade do PT".
Por fim, o tesoureiro do PT lamentou que uma informação de natureza comercial, que foi enviada pelo partido ao Tribunal Superior Eleitoral em caráter sigiloso, como manda a lei, tenha vazado. "Isso expõe a privacidade dos advogados e do partido", diz ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário