Ao anunciar a compra, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que a escolha foi "objeto de estudos e ponderações muito cuidadosas"
Agência Brasil
A transferência de tecnologia foi um dos fatores que levou o
governo a optar pela compra de 36 caças da empresa sueca Saab, modelo
Gripen NG. A produção e montagem dos aviões serão feitas em parceria com
a brasileira Embraer.
O modelo NG (New Generation) é novo, derivado de versões anteriores do
Gripen, e fez testes de voo apenas com protótipo. Para o governo, isso é
positivo, uma vez que a tecnologia transferida será “inédita para o
setor aeroespacial”.
“Quando terminar o desenvolvimento nós teremos propriedade intelectual
desse avião, teremos acesso a tudo”, explicou o comandante da
Aeronaútica, Juniti Saito, que participou do anúncio da escolha pelos
caças suecos.
O Gripen NG será utilizado em missões de defesa aérea, reconhecimento
aéreo e ataques no solo e no mar. Um dos requisitos apontados pela Força
Aérea Brasileira (FAB) para a escolha do modelo foi a tecnologia de
ponta, com sensores avançados e fusão de dados. O contrato contempla
ainda treinamento de pilotos e mecânicos, aquisição de simuladores de
voo e logística inicial.
Ao anunciar a compra, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que a
escolha foi "objeto de estudos e ponderações muito cuidadosas", levando
em conta a performance, transferência efetiva de tecnologia e custo de
aquisição e manutenção. De acordo com ele, a escolha pelos aviões suecos
foi "o melhor equilíbrio desses três fatores".
“Em breve, teremos aviões à altura da necessidade de defesa do nosso país”, completou o ministro.
A próxima etapa é a negociação do contrato, que poderá durar cerca de um
ano. Os pagamentos à empresa sueca não serão feitos antes disso. Dessa
forma, a compra não deve trazer implicações no Orçamento da União de
2014, que já não contava com nenhuma previsão específica para o Projeto
FX-2, que trata dos caças para a FAB. Saito foi além e disse que “o
primeiro desembolso será só depois do último avião entregue”.
Se a negociação ocorrer dentro do prazo previsto, o contrato deve ser
assinado em dezembro de 2014, a FAB irá receber o primeiro caça sueco no
final de 2018. O Gripen NG tem 14,1 metros de comprimento, 8,6 metros
de envergadura e velocidade máxima de M 2.0, ou seja, duas vezes a
velocidade do som.
O Projeto FX-2 teve início em 2001. Aeronaves de três países disputaram o
contrato com o governo brasileiro. Além dos suecos da Saab, estavam na
disputa a norte-americana Boeing (F-18E/FSuper Hornet) e a francesa
Dassault, com o modelo Rafale F3. Os caças suecos substituirão os Mirage
2000, que serão aposentados este mês.
Com a desativação dos Mirage 2000, a FAB irá usar, principalmente, os
caças F5M até a chegada dos aviões Gripen. Existe ainda a possibilidade
de os suecos disponibilizarem ao Brasil versões anteriores do Gripen até
a entrega dos modelos NG.
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