sábado, 6 de abril de 2013

SPORT CLUB DO RECIFE CONQUISTA TÍTULO INÉDITO DA LIGA BASQUETE FEMININO


 Maurício Júnior, da Folha de Pernambuco

Diego Nigro/Folha de Pernambuco
 
 
 Resultado escreveu o nome do Sport na história do basquete nacional como primeira equipe do Norte e Nordeste a conquistar uma Liga
Depois de 1987 (Brasileiro da Série A), 1990 (Brasileiro da Série B) e 2008 (Copa do Brasil), o Sport voltou a conquistar o Brasil neste sábado, no Ginásio Jorge Maia, Ilha do Retiro. Dessa vez, não mais no futebol, e sim, no basquete feminino. A equipe comandada pelo pernambucano Roberto Dornelas sagrou-se campeão da Liga de Basquete Feminino 2013 ao derrotar o Americana/SP, atual campeão, pelo placar 62x57. Como havia vencido o primeiro jogo, em São Paulo, por 54x44, as rubro-negras alcançaram o topo do basquete brasileiro.
O resultado escreveu o nome do Sport na história do basquete nacional. Foi a primeira vez que uma equipe do Norte/Nordeste do Brasil conquistou um título dessa dimensão, antes restrito apenas as equipes de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Com um ginásio completamente lotado, as jogadoras do Sport selaram uma campanha irretocável na Liga - dez vitórias em dez jogos. A última vez que uma equipe tinha conquistado um título invicto foi há oito anos, com Ourinhos/SP, em 2005.
Agora, é virar a página e iniciar uma nova fase para o basquete nordestino - a profissionalização da modalidade. Os dirigentes rubro-negros mostraram que com planejamento é possível chegar lá. A conquista da LBF 2013 também credencia o Sport a disputar o Sul-Americano da modalidade, no segundo semestre, em um país ainda não confirmado.
JOGO
A partida começou com requintes de decisão. Precisando da vitória para forçar a terceira partida, as visitantes começaram pressionando e marcaram os primeiros pontos do jogo. Bem postado em quadra, as rubro-negras também optaram pela forte marcação e o primeiro quarto foi bastante equilibrado terminando com uma pequena vantagem do Sport, 12x11.
Assim como no primeiro jogo, em São Paulo, o rendimento do time pernambucano no segundo quarto foi praticamente zero. Além dos sucessivos erros nas bolas de três pontos, as rubro-negras perderam praticamente todos os rebotes defensivo. Experientes, as paulistas aproveitaram o apagão do Sport para virar o jogo e abrir uma vantagem de sete pontos de diferença no placar, diminuída para quatro nos minutos finais do quarto que terminou 21x17.
O Sport literalmente acordou no terceiro quarto. Aproveitando que a melhor jogadora do Americana, Clarissa, tinha cometido sua terceira falta e terminou substituída, as pernambucanas ajustaram a marcação e melhoraram a recuperação dos rebotes. Faltando menos de dois minutos para o fim do quarto, o Sport empatou com Adrianinha, 41x41.
As emoções ficaram guardadas para o último quarto. Mesmo em desvantagem no placar, as rubro-negras lideradas pela bela apresentação de Érika, Adriainha e Fran viraram o jogo e garantiram uma bela vantagem no placar, que terminou com o placar de 62x55. No final do jogo, a LBF premiou os melhores da competição: Iziane, do Maranhão (cestinha), Tatiane, do São José/SP (revelação), Joice, de Ourinhos/SP (assistência), Érika, do Sport (reboteira) e Luiz Zanon, do Americana/SP (técnico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário