sábado, 16 de março de 2013

PROFESSORES REJEITAM PROPOSTA DE AUMENTO DO GOVERNO ESTADUAL




Flávio Japa/divulgação

Os trabalhadores em educação lotaram o Teatro Boa Vista, em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (15). O propósito da reunião foi repassar informes da última mesa de negociação e aprovar novas datas para a campanha salarial.

Os informes foram repassados segundo a última rodada de negociação. Nela, o secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas disse que Pernambuco passa por momentos de dificuldades financeiras, por isso a não aplicação da Lei do Piso.

Em função disto, o reajuste de todos os trabalhadores em educação do Magistério seria de 7,97% para quem tem ensino Médio, e para quem tem ensino superior o aumento de 3,9% durante seis meses e a partir de julho o aumento seria de 7,97%. O representente da categoria afirmou que, com essa proposta, não haverá início o processo de negociação.

"O Estado reduziu o que se conseguiu no período de luta. Só começamos a negociar se a base for respeitada", garantiu o presidente do Sintepe, Heleno Araújo. Segundo o sindicalista, o governo pediu um tempo para repensar.

Uma próxima mesa específica de negociação foi agendada para o dia 26 de março.

No encontro, serão levados pontos que o Conselho Estadual de Representantes deliberou, entre eles, rejeitar qualquer proposta que diminua salário, resolver pendências na negociação, avançar no percentual de julho a partir de 2013, pressão dos núcleos regionais para viabilizar as propostas que garantam uma melhoria na vida do profissional em educação.

O momento serviu ainda, para reforçar os três dias de greve nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), 23, 24 e 25 de abril. Terminada as avaliações, três deliberações foram aprovadas pela categoria.

A primeira, que o reajuste seja de 8% a partir de janeiro para todos os trabalhadores em educação e em julho acrescentar 6% no salário a partir de julho. A segunda, foi se utilizar da estratégia de manter o processo de negociação, mobilização paralela nas regionais e no próximo dia 8 de abril, às 9h, uma nova assembleia está marcada, no teatro Boa Vista.

Do blog de jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário