quarta-feira, 13 de março de 2013

APÓS TRÊS VOTAÇÕES CARDEAIS AINDA NÃO ESCOLHERAM O PAPA




Segunda fumaça do conclave também foi negra
Segunda fumaça do conclave também foi negra

Cidade do Vaticano, 13 mar (EFE).- Após três votações, duas delas realizadas na manhã desta quarta-feira, os 115 cardeais eleitores ainda não conseguiram escolher um papa e por isso será preciso esperar até a tarde de hoje para saber se o conclave para definir o sucessor de Bento XVI terminará.
Os cardeais voltaram a se fechar nesta quarta-feira na capela Sistina às 9h30 locais (6h30 de Brasília) para retomar as votações iniciadas ontem.
De acordo com estabelecido pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis foram realizadas duas votações antes do meio-dia.
Se na primeira um dos candidatos tivesse alcançado dois terços dos votos (77), a fumaça branca, que anuncia ao mundo a escolha de um novo papa, teria saído da Capela Sistina logo em seguida.
Como isto não ocorreu, passou-se para a segunda votação, e de acordo com a legislação do Vaticano, após o seu fim foram queimadas as cédulas dos dois escrutínios. E a fumaça, mais uma vez, saiu negra.
A fumaça foi vista às 11h39 locais (7h39 de Brasília), duas horas depois do início da segunda jornada de votações, e saiu da chaminé da Capela Sistina durante um longo período, para que não ficasse dúvidas sobre qual era realmente sua cor.
Após alguns minutos, outra fumaça densa e de cor negra voltou a sair da chaminé, criando desconcerto nos presentes na Praça de São Pedro.
Assim como ontem, primeiro dia de conclave, milhares de fiéis e curiosos se reuniram na praça à espera de ver ao vivo a desejada fumaça branca, que anuncia ao mundo que os mais de 1,2 bilhão de católicos têm um novo líder espiritual.
As pessoas concentradas na praça desafiaram o frio e chuva que durante toda a manhã caiu em Roma, mas sabedores de que estavam vivendo um momento histórico.
Alguns, no entanto, mostraram tristeza após observarem a fumaça negra, pois estavam convencidos de que nesta manhã seria escolhido o sucessor de Bento XVI. Segundo fontes oficiais, o papa emérito está acompanhando o conclave e rezando em sua residência em Castel Gandolfo
Após a fumaça, os cardeais deixaram a capela Sistina e retornaram para a residência de Santa Marta, onde se alojam durante o conclave, para almoçar.
Nesta tarde, os clérigos voltarão à Capela Sistina para votar. Estão previstos para hoje mais dois escrutínios. A fumaça, caso a primeira votação não defina novo papa, deverá sair após a segunda, por volta das 19h locais (15h de Brasília).
Durante o almoço, os cardeais, procedentes de 50 países, seguirão debatendo e trocando opiniões sobre o candidato ideal para se transformar no 266º papa da história da Igreja.
Os observadores asseguraram, baseando-se em conclaves anteriores, que as primeiras votações servem para 'contar' os votos de cada um, e que em seguida surgem novas candidaturas, apoiadas pelos 'grandes eleitores', os cardeais com poder de influenciar os demais.
Sobre quando haverá fumaça branca, os especialistas acreditam que ela sairá entre hoje e amanhã. Alguns, no entanto, pensam que o papa ainda demorará para ser eleito devido a uma forte divisão entre os cardeais.
O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, lembrou recentemente que os últimos conclaves duraram apenas dois, três ou quatro dias.
Um conclave maior, segundo Lombardi, poderia evidenciar 'uma situação bloqueada, uma falta de consenso, e não há motivos para pensar que se possa chegar a essa situação'.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário