quinta-feira, 21 de março de 2013

DILMA PODERÁ FAZER ANÚNCIO EMBLEMÁTICO EM SERRA TALHADA


Presidente pode aproveitar passagem por Pernambuco para ofuscar aliado (Foto: Diego Nigro/Arquivo Folha)
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, revelou que a presidente Dilma Rousseff (PT) deverá fazer um novo anúncio, na próxima semana, de mais um pacote de socorro às vítimas da seca. E essas medidas seriam conhecidas numa viagem da petista à Região Nordeste. O que indica que a chefe do Executivo nacional pode aproveitar sua passagem, na segunda-feira (25), por Serra Talhada, no Sertão pernambucano, para tal ação. Justamente na presença do governador Eduardo Campos (PSB), seu provável adversário na eleição do ano que vem. Uma oportunidade única para tentar ofuscar o ainda aliado.
Uma investida como essa poderia soar como uma afronta ao socialista, ainda mais que Eduardo e seus aliados no Estado têm acumulado críticas ao formato escolhido pelo governo Federal no enfrentamento da seca. Além disso, uma nova liberação de recursos federais, desde que ocorra de maneira mais direita do que as anteriores, poderia ofuscar o efeito das ações anunciadas pelo governo do Estado, no mês passado, no socorro aos municípios pernambucanos.
E, caso se confirme o anúncio, Dilma poderá reforçar o discurso que já vem sendo empregado pelos seus correligionários do Estado, de que o governo Federal tem sido o principal parceiro no desenvolvimento registrado por Pernambuco durante os seis anos do Governo Eduardo Campos. Esse tipo de fala tem ficado cada vez mais frequente entre os petistas, diante da projeção nacional obtida pelo socialista.
Além do impacto das ações que podem ser anunciadas pela presidente Dilma, também há, claro, uma grande expectativa sobre a possibilidade de a petista e o governador Eduardo Campos conversarem reservadamente. Nos últimos dias, ambos têm disparados recados velados, recheados de críticas ao outro. É aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário